2ª edição do Circuito Lagoinha promove gastronomia local e atrações artísticas em três dias de evento 

Torresmo | Quintal do Degas Crédito: Cadu Passos

Com programação gratuita, evento inclui city tour, shows, feira gastronômica, exposição fotográfica e ocupa diversos espaços da região boêmia, nos dias 4, 6 e 7 de maio

O Circuito Lagoinha está de volta promovendo uma das regiões mais tradicionais da cidade, dessa vez a partir do seus aromas e sabores. Com a temática “Cozinha Mineira”, o evento oferece uma programação diversa que valoriza empreendedores locais da Lagoinha e revela a riqueza da gastronomia de Minas, em três dias de programação gratuita. 

Na quinta-feira, dia 4 de maio, às 18h, será realizado o Rolezin na Cozinha, um passeio guiado pelo bairro, passando por bares e restaurantes da região. No sábado, dia 6 de maio, das 10h às 22h, a Casa Rosa do Bonfim receberá uma exposição fotográfica “Lagoinha: a gostosa boemia”, além de apresentações de DJs, roda de samba, e a Feira Chica, com mulheres empreendedoras. O Mercado Lagoinha será o palco da festa final realizada no domingo, dia 7 de maio, a partir das 11h com roda de choro, shows, DJs, feira gastronômica, entre outras atrações. Toda a programação é gratuita, mediante retirada de ingressos na Sympla e doação de 1kg de alimento não perecível ou um absorvente. Mais informações disponíveis nas redes oficiais do evento @circuitolagoinha.

Com a proposta de realizar eventos periódicos, o Circuito Lagoinha atua na promoção do berço cultural de Belo Horizonte, o território da Lagoinha, visando aumentar suas potencialidades através do turismo gastronômico, criativo e cultural. A 1ª edição do evento, realizada em outubro de 2022, celebrou os 75 anos do Copo Lagoinha, ícone belo-horizontino, e reuniu cerca de 2 mil pessoas ao longo de três dias de evento. A cada edição, o Circuito Lagoinha busca novas formas criativas de promover o território, contando a história local, mostrando o potencial gastronômico, humano e artístico que conecta o bairro com a boemia belo-horizontina.

Neste ano, a 2ª edição do Circuito Lagoinha evidenciará a cultura popular e gastronômica do território da Lagoinha, como ressalta o idealizador e co-fundador do projeto, Bruno Cotta. “Nós temos o interesse de conectar a comunidade da Lagoinha com o potencial turístico e gastronômico do território, para isso construímos uma programação especial junto de empreendedores da gastronomia local para trazerem sua história e seus empreendimentos e participarem desse evento conosco. Ao longo dos três dias de evento serão realizadas feiras de gastronomia, exposição fotográfica, apresentações artísticas de grupos tradicionais, e uma grande festa em parceria com o Centro de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional – Mercado da Lagoinha”, explica Cotta. O Circuito Lagoinha é realizado pela Cotta Gestão e Produção Cultural e pelo Viva Lagoinha e conta com o patrocínio da Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da  Belotur.

Programação

Nesta edição, o Circuito Lagoinha convida o público a uma visita gustativa às tradicionais cozinhas da região, como conta Filipe Thales, curador e co-fundador do Circuito Lagoinha e idealizador do Viva Lagoinha. “Para a Lagoinha ser requalificada, a cidade precisa abraçá-la, e a comida tem esse poder. A mesa une as pessoas”, destaca Filipe Thales.

Abrindo a agenda cultural, o Rolezin na Cozinha convida o público para um passeio guiado pelo território, com a curadoria do publicitário Filipe Thales, idealizador do Viva Lagoinha, que atua há mais de 10 anos com objetivo de requalificação da região.

Em 2020, a iniciativa reuniu empreendedores da gastronomia local e contou a história do bairro a partir das heranças gastronômicas deixadas pelos imigrantes no início da construção da cidade de Belo Horizonte. Em 2021, durante a pandemia, o projeto lançou uma websérie que revelou à cidade a potência da gastronomia local, com 5 vídeos, em que cada episódio aborda um lugar da Lagoinha, estabelecendo como base a história de vida de uma cozinheira(o). Em 2023, o Rolezin na Cozinha será realizado no formato presencial com visita guiada, com o apoio de duas vans no transporte dos participantes, e o roteiro passará por pontos importantes do território e inclui restaurantes e bares tradicionais do bairro: “Quintal do Degas”, “Bar do Toninho com Rafa Galvão”, “Prazer da Esfiha” e “Bença Bençoi”. O Rolezin na Cozinha acontecerá na quinta-feira, dia 4 de maio, das 18h às 23h, e é gratuito mediante retirada de ingressos no site da Sympla (vagas limitadas).

A programação do Circuito Lagoinha continua no sábado, dia 6 de maio, a partir das 10h, na Casa Rosa do Bonfim. Um dos destaques será a Exposição Lagoinha: a gostosa boemia, com curadoria de Filipe Thales e da fotógrafa Juliana Mendes. A mostra reunirá 20 fotografias de dar água na boca sobre as delícias da culinária mineira retratando o que existe além do copo nas mesas e nos balcões da Lagoinha. Além da exposição, disponível para visitação ao longo do dia, o som fica por conta da Banda Samba na Roda da Saia e da apresentação de set musical do DJ Jaka, residente da casa. Nesse mesmo dia, das 10h às 17h, será realizada a “Feira Chica”, feira criativa que fortalece o empreendedorismo feminino. 

Para celebrar e fechar com chave de ouro a 2ª edição do Circuito Lagoinha, no domingo, dia 7 de maio, o Centro de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional – Mercado da Lagoinha será o ponto de encontro com empreendedores da culinária mineira e palco de apresentações musicais. A partir das 11h, o público poderá se deliciar na feira gastronômica que contará com a participação de cozinhas locais, com pratos e petiscos de destaque dos restaurantes e bares da região, com espaço kids para as famílias. A trilha sonora do domingo trará artistas como DJ Black Josie, banda Samba e Bebe, DJ Narciso, Roda de Choro Baticum e a roda de samba com a banda Copo Lagoinha.

Os eventos são gratuitos nos dias 6 e 7 de maio, mediante retirada de ingressos na Sympla e a doação de um pacote de absorvente ou 1Kg de alimento não perecível que serão destinados a organizações sociais localizadas na região. As doações de pacotes de absorventes serão distribuídas para o Centro Integrado de Atendimento à Mulher (CIAM) do Bairro Lagoinha. Já as doações de alimentos não perecíveis, serão doados para a Ocupação Pátria Livre, localizada na Pedreira Prado Lopes.

SERVIÇO

2ª edição do Circuito Lagoinha


Dia 4/05, quinta-feira, das 18h às 23hs

Rolezin na Cozinha

– Local de saída e retorno: Bença Bençoi – R. Diamantina, 492 – Lagoinha.

Passeio turístico guiado pelas ruas do bairro com o publicitário e embaixador do Copo Lagoinha Filipe Thales, onde convidamos moradores e viajantes a redescobrir, com olhares frescos, a história e o presente do bairro. O encontro levará os visitantes a conhecerem o bairro a partir do olhar de um morador, passando por bares e restaurantes da região.

Atividade gratuita mediante retirada de ingressos na Sympla: LINK

Dia 6/05, sábado, das 10h às 23hs

Casa Rosa do Bonfim

Rua José Ildeu Gramiscelli, 301 – Bonfim.

Atrações:

10h às 17h – Feira Chica 

17h – Exposição fotográfica “Lagoinha: a gostosa boemia”

18h – Samba na Roda da Saia. 

21h – DJ Jaka.

Entrada gratuita mediante retirada de ingressos na Sympla e a doação de um pacote de absorvente ou 1Kg de alimento não perecível: LINK

Dia 07/05, domingo, das 11h às 22h.

Mercado da Lagoinha 

Av. Pres. Antônio Carlos, 821 – Lagoinha – BH

Atrações:

Feira de gastronomia mineira + espaço kids;

Dj Black Josie;

Banda Samba e Bebe;

DJ Narciso;

Roda de Choro Baticum;

Roda de Samba com a banda Copo Lagoinha;

Entrada gratuita mediante retirada de ingressos na Sympla e a doação de um pacote de absorvente ou 1Kg de alimento não perecível: LINK

Siga as redes sociais do projeto!
No Instagram @circuitolagoinha e @vivalagoinha. 

#vempralagoinha #circuitolagoinha #vivalagoinha #bhsurpreendente  #belohorizonte #visitebelohorizonte #creativecity #cidadecriativa #unesco #bhsurpreendente

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Opa... Blz?