Existem redes de apoio para discutir essa fase da maternidade? Que canais de diálogo unem mães e pais em torno das questões complexas que envolvem essa fase transformadora (e desafiadora) da vida dos filhos?
A partir dessas reflexões, as psicólogas Anna Cláudia Eutrópio e Carolina Dantas e a designer e gestora editorial Carolina Lentz lançaram, em 2020, o livro “Meu Adolescente: diálogos, memórias, conexões”.
A publicação veio ao mundo em meio à pandemia e de forma independente, e teve sua primeira edição esgotada no início de 2022, de forma 100% orgânica e espontânea. Em maio de 2022, o livro ganhou relançamento em Belo Horizonte, com direito a um evento: o 1º Encontro de Mães Meu Adolescente.
O sucesso de público foi além do esperado e deixou as autoras pensativas, impactadas pelo poder das discussões em torno da adolescência e, mais do que isso, pela demanda das mães por apoio e acolhimento nesse momento tão desafiador da educação de seus filhos. A maior parte delas na faixa etária entre 40 e 55 anos, muitas dessas mães estão na “adolescência do envelhecimento”, um período marcado pelas transformações da menopausa.
Como dar conta de tantas revoluções?
Como todo projeto de qualidade, a ideia do MEU ADOLESCENTE cresceu e não pode mais ficar restrita. As autoras decidiram convidar Bebel Soares e Cris Pàz para somar forças em torno do debate, propondo a realização de um novo encontro, em Belo Horizonte, em março de 2023.
O Encontro de Mães Meu Adolescente propõe um dia de vivência, repleto de rodas de conversa, palestras e debates sobre temas que têm inquietado as famílias de adolescentes, como sexualidade, isolamento, agressividade, dificuldades de comunicação, medos e inseguranças que a adolescência dos filhos traz. Somado a esse conteúdo, nessa edição serão debatidas questões da maturidade feminina, com o objetivo de forjar ferramentas para lidar melhor com esse contexto e, assim, exercer melhor seu papel de mãe de seu filho adolescente.
Quem faz o Meu Adolescente?
Anna Cláudia Eutrópio | Psicóloga, doutora em Educação e coordenadora do Nósevoz: Psicologia, Educação e Sexualidade.
Carolina Dantas | Psicóloga sistêmica, mestra em Intervenções Clínicas e Sociais e especialista em Atendimento Infantil e de Família.
Carolina Lentz | Designer gráfico, produtora e gestora editorial, editora de publicações e mãe de
dois adolescentes.
Bebel Soares | Arquiteta urbanista, psicanalista em formação, fundadora da comunidade
Padecendo no Paraíso, tem um livro publicado e assina colunas no Jornal Estado de
Minas e na Canguru News.
Cris Pàz | Comunicadora, colunista e palestrante, mãe solo de um adolescente de 15 anos
e autora best-seller com 8 livros publicados, dentre eles um infantil e dois sobre
a temática da maternidade.
Serviço
Data: 25 de março de 2023
Local: Hotel Mercure Lourdes (Av. do Contorno, 7315 – Lourdes)
Horário: 9h às 18h
Inscrição e programação: Sympla