Nova casa cultural localizada na Lagoinha traz a proposta de fortalecer a cena cultural belo-horizontina, promovendo conexões com artistas de todo o país. A agenda de inauguração traz nomes como O Poeta, Bixarte, MC Mika, Edu Ribeiro, Jacy Lima, Coral, Baile da Miss Beleza Universal, Mac Júlia, entre outras atrações
No mês da consciência negra, a Lagoinha ganha a casa de cultura Aquilombar, novo empreendimento de impacto sociocultural para Belo Horizonte. Abraçar a cultura negra, periférica e LGBTQIAPN+ são centrais na iniciativa que propõe a diversidade e a conexão entre artistas de vários territórios do Brasil. Com a proposta de potencializar a cultura na cidade, a casa revive em seu conceito a tradição da região da Lagoinha, que é ser o berço do samba e pequena África de Belo Horizonte. Localizada na Rua Itapecerica, o empreendimento ocupa um espaço de 750m2 e conta com estrutura completa com palco, cozinha, bar, banheiros e capacidade de receber 450 pessoas.
À frente do Aquilombar estão duas mulheres empreendedoras, que acumulam anos de experiência no mercado cultural: a influenciadora social e agitadora cultural, Fatini Forbeck e a publicitária e produtora cultural, Nathalia Trajano. “A casa não se chama Aquilombar à toa, nossa ideologia central é o aquilombamento, o axé, e o proceder preto. A partir disso, a proposta é receber um line que represente a população, com destaque para a música de artistas pretos. Nossa ideia é proporcionar um frescor na cena de BH, trazendo a diversidade na prática, exaltando pessoas pretas, periféricas, indígenas e da comunidade LGBTQIAPN+ e ampliar isso de várias formas, apresentando samba, reggae, música eletrônica, forró, pagodão baiano pela atrações inéditas em BH”, destaca Fatini, sócia-fundadora da iniciativa.
Intercâmbio cultural com artistas de todo o país
O Aquilombar propõe fortalecer o cenário da cultura belo-horizontina, trazendo também artistas inéditos para a cidade em colaboração com grandes nomes de BH, quebrando a lógica do eixo que privilegia apenas as produções no Rio de Janeiro e em São Paulo. Entre os artistas que se apresentam pela primeira vez na cidade estão o cantor O Poeta (BA), da cantora Bixarte (PB), e da comediante Jacy Lima (SP). Também já estão previstos na agenda da casa cultural atrações como Encontro de Batuqueiros (SP), Doralyce (PE), Edu Ribeiro (SP) e MC Mika (MG), promessa do funk brasileiro. “Estamos abrindo a casa trazendo ineditismo, sendo um ancestral futurista. Falamos de quem veio antes para projetar esse caminho pra gente, mas trazendo também pessoas que são importantes de estar na cena cultural neste momento”, explica Fatini. “Vamos promover uma conexão com vários territórios do Brasil, ressaltando nosso protagonismo, convidando esses artistas a conhecerem e fortalecerem a cena cultural e artística da cidade”, explica Fatini.
Festas residentes
Para compor a programação do espaço, estão também algumas festas residentes com diferentes ritmos para embalar o público. Entre elas estão o “Quilombo do Samba”, que traz a tradição e cultura popular negra, e a “BREEU”, que celebra a diversidade com ritmos que vêm das quebradas e periferias BR com funk, pagodão, trap, brega, vogue, black music e música eletrônica periférica. Outros destaques serão as festas “Bafafá”, que trará samba, pagode, latinidades e funk e a festa “Trava”, que irá exaltar a potência da comunidade trans/não-binarie trazendo o protagonismo dessas corpas em toda estrutura, construindo novas narrativas de futuro para a música e a cultura brasileira. Já o projeto “Refrescos” propõe um momento para os trabalhadores relaxarem depois de bater o ponto, ao som de um pagodinho de leve, nas terças-feiras, com preços acessíveis, churrasquinho e cerveja gelada.
Eventos e impacto sociocultural
Mais que um espaço para eventos, o Aquilombar tem o propósito de ser uma plataforma de impacto sociocultural. Para isso, faz uma articulação com a rede empreendedora da Lagoinha. A casa desenvolverá ao menos duas vezes no mês eventos gratuitos para garantir a acessibilidade da vizinhança e comunidade, além de realizar a feira Aquilombar reunindo produtores e empreendedores locais. “A nossa ideia é ser um espaço cultural que traga impacto social na região da Lagoinha promovendo a equidade, bem-estar, saúde, pertencimento, geração de renda e encontros inter-geracionais a partir da música, dança, gastronomia e feiras de artes”, conclui Nathalia Trajano.
Programação de Inauguração do Aquilombar
02/11 – A grande inauguração da casa acontece no feriado de quinta-feira, dia 2/11, a partir das 14h. Na proposta de ineditismo, a Casa promove a conexão nos palcos com o Bloco Swing Safado convidando o cantor baiano O Poeta. O grupo belo-horizontino com origem no Conjunto Santa Maria conhecido por apresentar músicas populares brasileiras que vêm das periferias divide o palco com o artista que teve uma ascensão meteórica no cenário do Pagodão Baiano. O cantor Jhon Ferreira, também conhecido como O Poeta, teve como trampolim a música “Bunda no Paredão”, que já alcançou a marca dos 27 milhões de visualizações no clipe do youtube YouTube. O grupo Simplicidade traz a tradição da roda de samba, e a cantora, sambista e compositora Fran Januário apresenta a força da mulher negra com sua voz que é destaque no samba na cidade. Quem agita a pista na noite é a DJ Kingdom que traz em sua discotecagem com mix de ritmos variados da cultura musical preta brasileira e mundial. Ingressos disponíveis a partir de R$ 20, no site da Sympla.
5/11 – O domingo fica por conta do Samba da Moça, que vai trazer grandes nomes do gênero na cidade. Entre as atrações estão o Samba d’Ouro coletivo de estudo do samba de roda, especificamente do Samba Rural, manifestação originada na região da Mantiba (Bahia). Também estão se apresentam o Samba de Kilombo e Samba da Meia Noite, grupos de cultura popular formado por percussão, sambadores e sambadeiras que trazem em seus corpos e musicalidades, as heranças, lembranças e vivências ancestrais por meio dos batuques, pisadas, chulas e requebrados.
10/11 – A primeira edição da festa Trava traz o protagonismo de corpos trans e não-binário com a artista Coral convidando Bixarte. Coral é poeta, cantora, compositora, intérprete e musicista de Jequié, Bahia, com mais de 15 anos de carreira na música, radicada em Belo Horizonte. O encontro no palco traz pela primeira vez a BH a artista Bianca Manicongo, conhecida artisticamente como Bixarte, que é atriz, compositora, rapper e poetisa. A artista é natural de Taboão da Serra – SP e radicada na cidade de Santa Rita-PB. Também são atrações a DJ Lazara dos Anjos e a Casa Cosmos Ball Show, coletivo de arte e performance, que conta com diversos artistas independentes que fomenta a cultura Ballroom e a cena underground.
11/11 – No sábado, 11/11, é dia de arrasta pé com a festa Forró da Gente, que apresenta um encontro especial com Everton Coroné Trio convidando o cantor e compositor Edu Ribeiro, além do DJ Yuga. O trio que já levou o forró a mais de 15 países e une do forró pé-de-serra à música contemporânea, se junta ao consagrado cantor Carlos Eduardo Ribeiro, mais conhecido pelo seu nome artístico Edu Ribeiro. Considerado um dos principais nomes do reggae nacional, é ex-integrante da banda Circuladô de Fulô, ficou conhecido nacionalmente com o sucesso “Me Namora”.
12/11 – O Quilombo do Samba é um evento de tradição e cultura popular negra, tendo o samba como porta voz da cura, e agora ganha uma casa nova, com sua primeira edição no Aquilombar, no domingo, 12/11, a partir das 14h. Idealizado e produzido por pessoas pretas, tem em seus pilares raízes o protagonismo negro, a redistribuição de renda através do black money, o afeto como fio condutor da unicidade, proporcionando um ambiente seguro e intolerante a qualquer ação preconceituosa (gênero, sexualidade, raça, classe, território) e a acessibilidade de corpos diversos. Neste encontro, a roda de samba traz o Encontro de Batuqueiros, que reúne o carisma e musicalidade de sambistas de Campinas (SP), e o grupo mineiro Simplicidade Samba convidando Manu Dias e a energia vibrante do DJ Fidelis.
14/11 – A festa Refrescos oferece um dia de pagode do trabalhador com a proposta de ser aquele momento de respiro semanal nas terças-feiras. Para embalar o fim de tarde do dia 14/11, a festa inicia às 16h e traz as artistas Raquel Moreira, Darlene Valentim e DJ Jô Marçal, para todos cantarem juntos sucessos do gênero brasileiro.
24/11 – Pela primeira vez em Belo Horizonte, a comediante Jacy Lima se apresenta na sexta-feira, 24/11, com seu humor preto e quentíssimo. Com mais de 170 mil seguidores no Instagram, Jacy Lima, se define como “uma preta nada básica”. De modo expansivo, lúdico e com alto astral ímpar que ela aborda temas como sexualidade e saúde da mulher, autocuidado, autoestima e seu lifestyle, e se destaca pela sua autenticidade, humor e narrativa enquanto mulher negra que, desde nova, sempre amou todo o seu conjunto estético. Já o som da noite fica por conta de Bebela Dias, artista criada na zona oeste de Belo Horizonte, e amante da Black Music, iniciou sua jornada artística no ramo no ano de 2011 como MC e produtora de eventos. A DJ Bebela Dias tem ênfase musical na vertente da música preta, relacionada aos gêneros e seus respectivos subgêneros do Rap, R&B, Soul, Ragga, Samba, BASS, Funk, Afrobeat e House.
25/11 – O sábado, 25/11, é a estreia do BREEU Baile, festa que traz a proposta de pouca roupa, pouca luz e muito suor na pista com atrações que vão fazer o público se acabar na pista. A atração principal da noite será a MC Mika, a funkeira mais ouvida de Minas Gerais. Com números expressivos em todas as plataformas digitais somados, a artista alcança a marca de mais de um bilhão de views e possui trabalhos autorais espalhados no YouTube, Spotify, Deezer, entre outros. Também se apresentam Mirands (SP), Amerikana, Grabs e Namoradinha Do Brazil.
SERVIÇO
Aquilombar
Funcionamento: Terças, sextas, sábados e domingos (ou mediante agenda da casa)
Endereço: Rua Itapecerica, 865, Lagoinha
Instagram: @aquilombar_bh
Ingressos: SYMPLA
Programação
Inauguração Aquilombar
Quinta-feira, 02/11, a partir das 14h
Atrações: Swing Safado convida O Poeta, Simplicidade, Fran Januário DJ Kingdom
Ingressos: a partir de R$ 20 | Vendas: Sympla
Festa Revival
Sexta-feira, 03/11, a partir das 21h
Atrações: Doralyce, Mac Júlia, DJs Libre Ana e Gana
Ingressos: A partir de R$ 30,00 | Vendas: Sympla
Samba da Moça
Domingo, 05/11, a partir das 16h
Atrações: Samba D’Ouro, Samba de Kilombu, Samba da Meia-Noite
Ingressos: Entrada Gratuita, mediante retirada de ingressos no site: Sympla
Festa Trava
Sexta-feira, dia 10/11, às 22h
Atrações: Coral convida Bixarte, Casa Cosmos Ball Show e DJ Lázara dos Anjos
Ingressos: a partir de R$ 15,00 | Vendas: Sympla
Forró da Gente
Sábado, 11 de novembro, às 18h
Atrações: Edu Ribeiro, Everton Coroné, DJ Yuga
Ingressos: a partir de R$ 20 | Vendas: Sympla
Quilombo do Samba
Domingo, 12/11, às 14h
Atrações: Encontro de Batuqueiros, Simplicidade do Samba convida Manu Dias e DJ Fidelis
Ingressos: A partir de R$ 15,00 | Vendas: Sympla
Refrescos
Terça-feira, 14/11, às 16h
Atrações: Raquel Moreira, Darlene Valentim e DJ Jô Marçal
Ingressos: A partir de R$ 15,00 | Vendas: Sympla
Jacy Lima – Stand Up
Sexta-feira, 24/11, às 19h
Atrações: Jacy Lima e DJ Bebela Dias
Ingressos: A partir de R$ 25,00 | Vendas: Sympla
BREEU Baile
Sábado, 25/11, às 21h.
Atrações: MC Mika, Mirands (SP), Amerikana, Grabs e Namoradinha Do Brazil.
Ingressos: A partir de R$ 20,00 | Vendas: Sympla