Serra do Cipó – Cachoeira Braúnas

Foto da Cachoeira Braúnas - Crédito: Raquel Domingues

Descubra as Maravilhas da Serra do Cipó: Cachoeiras, Trilhas e Muito Mais!

Colaborou com esse conteúdo: Raquel Domingues

A Serra do Cipó é um verdadeiro paraíso para os amantes da natureza e do turismo em Minas Gerais. Localizada a apenas 80 km de Belo Horizonte, essa região encantadora oferece uma variedade de atividades ao ar livre que vão te deixar maravilhado. Se você está se perguntando o que fazer na Serra do Cipó e está em busca de cachoeiras perto de BH, você veio ao lugar certo.

Uma das experiências imperdíveis na Serra do Cipó é a trilha até a Cachoeira Braúnas, com ponto de partida no povoado de Mutuca de Cima (também conhecido como Altamira de Cima), que faz parte do município de Nova União-MG. Embora seja considerada uma trilha fácil em termos técnicos, sua extensão requer um preparo físico razoável.

COMO CHEGAR NA CACHOEIRA BRAÚNAS

Para chegar lá, você seguirá cerca de 80 km a partir de Belo Horizonte, pegando a BR-381 em direção a Vitória e, após Taquaruçu de Minas, entrará à esquerda em direção a Nova União. A estrada asfaltada o levará até a cidade e, ao chegar ao posto de gasolina, você seguirá à esquerda pelo asfalto na direção de Carmo da União/Altamira. Depois de Nova União, serão cerca de 23 km de estrada de terra até o ponto de partida.

A estrada até Carmo da União é bem conservada, embora empoeirada, mas depois desse ponto, a estrada fica mais estreita e pedregosa, especialmente após Altamira, tornando-se mais desafiadora quanto mais você se aproxima do ponto final.

Ao chegar em Altamira, siga pela estradinha principal e, no ponto indicado no tracklog, vire à direita. Continue seguindo pela estradinha o máximo que puder. Se você conseguir chegar ao ponto inicial do tracklog de carro, ótimo! Caso contrário, estacione em um local apropriado que não obstrua a passagem de outros veículos e prossiga a pé pela estradinha.

Mutuca de Cima é um pequeno povoado sem um “centro” definido, apenas sítios e terrenos. Como o movimento é predominantemente local, o local é seguro para estacionar o veículo. Se você estiver com um veículo 4×4, pode deixá-lo no início da trilha, como fizemos.

A partir de Belo Horizonte, reserve aproximadamente 2 horas para chegar ao ponto inicial do tracklog, dependendo das condições de tráfego na BR-381.

A trilha em si é tranquila, exigindo mais resistência física devido à sua extensão, que totaliza quase 21 km ida e volta. A primeira parte da trilha envolve uma subida inicial, que começa com uma inclinação um pouco acentuada, mas suaviza à medida que você avança. No início, você encontrará várias bifurcações, uma vez que a trilha costumava ser usada como passagem para o gado subir a serra. No entanto, a maioria das bifurcações leva ao mesmo destino. Fique atento ao tracklog e continue subindo.

Você atravessará uma garganta no início, passando pelo ponto mais baixo da Serra da Mutuca, e logo alcançará o ponto mais alto da trilha, a 1.469 metros de altitude. Após passar por uma placa do Parque Nacional, você começará a descer suavemente até chegar ao Ribeirão Bandeirinhas, onde encontrará pontos de água ao longo do caminho.

Ao chegar ao Ribeirão Bandeirinhas, você precisará atravessar uma mata. A trilha não desaparece, mas é importante prestar atenção em alguns pontos, pois a vegetação toma conta do trilho devido ao uso limitado. Além disso, tome cuidado com arbustos espinhosos. O ribeirão é pequeno e tranquilo para atravessar em condições normais, tornando-o convidativo para um banho após passar por campos de altitude.

Após cruzar o ribeirão, pode ser um pouco desafiador encontrar a trilha, mas ela está lá. Você retornará aos campos de altitude e seguirá por um terreno suavemente inclinado até avistar a majestosa Cachoeira Braúnas.

A Cachoeira Braúnas se revela aos poucos. Primeiro, você verá uma queda distante do Córrego da Garça, seguida pelo primeiro poço chamado Brauninha e, finalmente, a queda completa.

Após apreciar a vista completa, você enfrentará uma descida íngreme em direção ao poço. Tenha cuidado, pois a inclinação é acentuada e o cascalho solto em vários pontos torna o caminho escorregadio. Quase no final da descida, há uma pequena área de camping. O terreno pode ser um pouco desconfortável, pois o solo é duro e há cascalho em vários lugares.

A Cachoeira Braúnas, se não for a maior, está entre as maiores cachoeiras do Parque Nacional. Seu poço é gigantesco, assim como Tabuleiro, Soberbo e Rubinho. A queda é alta e tem um bom fluxo de água durante todo o ano. A melhor época para visitá-la é no verão, quando as águas dos Córregos Garça e Mutuca estão mais quentes.

Para chegar ao poço superior, conhecido como Brauninha, é necessário cruzar o ribeirão após o primeiro poço e subir por uma área de mata íngreme. Essa subida vale a pena para aqueles que planejam pernoitar na região, mas se você está fazendo um bate-volta, é melhor aproveitar bem o primeiro poço.

Algumas considerações e dicas importantes:

• O trecho de Altamira até a Cachoeira Braúnas é totalmente trilhado, com exceção da travessia do Ribeirão Bandeirinhas, onde a vegetação tomou parte da trilha.
  • Cerca de 90% do percurso passa por campos de altitude, com pouca sombra. Certifique-se de usar protetor solar e um chapéu.
  • Água está disponível ao longo do caminho, especialmente na primeira metade da trilha. Na volta, você pode reabastecer em um pequeno córrego que deságua no poço da Cachoeira Braúnas. Levar 1 litro de água é suficiente.
  • Na parte mais alta da trilha, há sinal de telefone celular.
  • Respeite a natureza durante toda a sua caminhada, pois você está atravessando a APA Morro da Pedreira e o PARNA Serra do Cipó. Não deixe lixo no local.
  • Há um pequeno comércio em Altamira, onde você pode fazer um lanche antes de iniciar a trilha (mas lembre-se de que ele geralmente fecha no retorno).
  • Esta trilha é recomendada para caminhantes experientes e tem uma dificuldade moderada para iniciantes. Independentemente do nível de experiência em montanhismo, é fundamental estar preparado fisicamente.
  • Não recomendamos esta rota para mountain bikes, embora seja possível percorrê-la em grande parte dessa maneira.
  • O usuário Fred Figueiredo mencionou que é possível armar redes ao redor do poço, o que pode ser uma alternativa à barraca para pernoitar.
  • Portanto, se você está planejando uma aventura de turismo em Minas Gerais e deseja descobrir as maravilhas da Serra do Cipó, não deixe de incluir a trilha até a Cachoeira Braúnas em sua lista de atividades. Esta é apenas uma das muitas atrações incríveis que essa região tem a oferecer. Explore, desfrute e respeite a natureza enquanto mergulha nas belezas da Serra do Cipó!

Distância de BH: +- 80 km.

Nível da trilha: moderado/difícil (24 km total, já considerando ida e volta).