Carnaval BH 2023 – Acompanhe a programação dos Blocos de Rua e festas do Carnaval de BH

Carnaval BH 2023 | Foto: @Rafa84Andrade

Que o carnaval em BH em 2023 promete todo mundo já está cansado de saber. O que todo mundo quer saber é: Pra onde eu vou? Que dia? Que Horas? Qual a programação?

A gente te ajuda. Esse post será atualizado sempre que houver qualquer informações de folia. E, se você ainda não ta sabendo, a farra já começou.

Já tem muito bloco fazendo ensaio aberto por aí. Mas o período do carnaval em BH começa oficialmente no dia 4 (sábado).

A Agenda está ordenada POR:
– Data e Regional.

ATENÇÃO: As informações podem ser alteradas pelos produtores com relação a horários, locais e até valores. O BeloHorizonteMG

O que significam os ícones?

🎉 – Estaremos presente ou indicamos

👪 – Bloquinho Infantil


25 de Fevereiro (Sábado)

📍REGIONAL CENTRO SUL

• BLOCO MENINADA DO CLIC

O Bloco é uma parceria da banda do CLIC (banda de professores de artes da escola CLIC) com o Mindinho Bateria Mirim (bateria infantil de ritmistas alunos e não alunos da escola).

Onde? Rua Tupaciguara, 78 – São Pedro

Data: 25 de Fevereiro (Sábado)

Que horas? 10h

Quanto? Gratuito

📍REGIONAL LESTE

• BAILE DO PRAZER

O Baile do Prazer parte do frevo pra homenagear o carnaval e os blocos de Belo Horizonte.

Onde? Rua São Silvestre, 25 – Sagrada Família

Data: 25 de Fevereiro (Sábado)

Que horas? 9h

Quanto? Gratuito

• ZIRIGGYDUM STARDUST

O bloco ZiriGGYdum Stardust surgiu em 2016 para levar os clássicos de David Bowie para o carnaval de Belo Horizonte. Heroes ganha uma batida de xote, Modern Love vira um grande samba, Lets Dance reforça a pegada funk. O bloco ainda faz homenagens a outros grandes artistas: Prince, George Michael, Cranberries e Radiohead. O ZiriGGYDum Stardust anima os foliões no sábado após o Carnaval, fechando o último dia de festa na cidade. Um grande destaque nas apresentações do bloco é a mobilização da banda e do público para criar fantasias que remetam a Bowie e outros artistas influenciados pelo cantor. O personagem homenageado não poderia ser mais carnavalesco, seja na caracterização de personagens durante sua carreira, seja na quebra de tradições e convenções sociais. O nome do bloco é uma brincadeira com um dos sucessos do artista: Ziggy Stardust.

Onde? Rua David Campista, 42 – Floresta

Data: 25 de Fevereiro (Sábado)

Que horas? 10h

Quanto? Gratuito

• UNIDOS DO GOLO

A ideia do bloco surgiu lá nos anos 2000 entre amigos no intuito de encontrarmos e reencontrarmos para uma boa resenha e jogar conversa fora.

Onde? Rua Formosa, 333 – Santa Tereza

Data: 25 de Fevereiro (Sábado)

Que horas? 12h

Quanto? Gratuito

• BLOCO ENCANTADO

O Bloco Encantado, tem como base musical o Maracatu de Baque Virado e diversos outros ritmos da cultura popular afro-brasileira. Foi criado por Alcione Oliveira em 2016, mesmo ano do nascimento do Coletivo Couro Encantado, grupo musical e de pesquisas percussivas na cultura popular. O Bloco Encantado é uma ramificação do Coletivo, que ganhou forças a partir do movimento de retomada do carnaval de rua da cidade. Durante sua jornada já foram realizados diversos tipos de formação artística, com mestres da cultura popular brasileira, homenagens a grupos percussivos históricos da cidade de Belo Horizonte como o Tambolelê, cortejos e apresentações em diversos tipos de eventos, na rua, em centro culturais, em teatro e festivais. O grupo ao longo da trajetória costumou ter em média 30 batuqueiros e batuqueiras participando das saídas de carnaval e demais compromissos. Hoje o bloco está em busca do registro em estúdio de suas composições autorais.

Onde? Rua Dona Maria Ignez, 204 – Floresta

Data: 25 de Fevereiro (Sábado)

Que horas? 13h

Quanto? Gratuito

• BLOCO DO VAUDISNEY

Visando estreitar a relação entre a Escola Estadual Walt Disney e seus alunos, foi fundado em 2018 o #BlocodoVaudisnei que (pela primeira vez) botou seu bloco na rua, aliás, na praça Itapira, que fica no bairro Caetano Furquim e se dirigiu para a Escola estadual Walt Disney.

Onde? Rua Aureo Drummond, 296 – Casa Branca

Data: 25 de Fevereiro (Sábado)

Que horas? 14h

Quanto? Gratuito

______

📍REGIONAL NORDESTE

• CARNAFOLIA

O movimento surgiu com a intenção de unir diversos blocos da região em um só dia. A iniciativa é nova e esperamos somar forças para um lindo desfile para a família.

Onde? Av. Clara Nunes, 92 – Renascença

Data: 25 de Fevereiro (Sábado)

Que horas? 15h

Quanto? Gratuito

📍REGIONAL NOROESTE

• BLOCO TRANSBORDA

A juventude periférica viu a necessidade de ampliar suas ações sociais através do lazer, cultura e aprendizagem contínua, pois identificou a diversão como potencial para educação e politização dos bairros periféricos que ficam no limite da região noroeste de BH com a Regional Ressaca de Contagem. A bateria conta com cerca de 40 pessoas e é composta por chocalho, tamborim, repinique, caixa e surdos.

Onde? Rua Monte Verde, 63 – São Salvador

Data: 25 de Fevereiro (Sábado)

Que horas? 12h

Quanto? Gratuito

• FICA – FESTIVAL INTERNACIONAL DE CARNAVAL

O conceito do bloco nasceu há alguns anos, observando como o carnaval é importante, é a Maior Festa Popular do Brasil, o FICA nasce no sentido de tornar esses dias de festa e valorização da cultura mais longos pois afinal o Carnaval acontece o ano todo. O carnaval de Belo Horizonte é bem material e imaterial, é dever do Estado garantir investimento amplo e irrestrito, enquanto politica pública cultural dentro do planejamento do município, essa perspectiva virá para agregar mais pessoas, assim ampliará o potencial turístico da nossa cidade.

Teremos apresentação e demonstração de: instrumentos musicais,adereços, fantasias de escolas de samba e carro de som tocando ritmos carnavalescos, queremos também dar foco para a gastronomia típica da maior festa popular. O bloco é composto por 16 integrantes que compõe nossa bateria, sendo 4 pessoas no tamborim, 4 no repique, 3 surdos de primeira, 3 repique, 1 agogô e 1 vocalista.

Onde? Rua Orminda de Vasconcelos, 479 – Glória

Data: 25 de Fevereiro (Sábado)

Que horas? 15h

Quanto? Gratuito

📍REGIONAL NORTE

• BLOCO RASTA

O Bloco Rasta nasceu a partir da ideia de proporcionar mais alegria, diversão e entretenimento às comunidades de Belo Horizonte. Visto que, ainda nos dias atuais, a concentração das principais atrações carnavalescas ficam nas regiões centrais da cidade. Dessa forma, parindo da nossa torcida organizada, Comando Rasta Cruzeiro, criamos o bloco que leva nossa bateria e diversas outras atrações às comunidades da Zona Norte de BH.

Onde? Rua Santo Elias, 211 – Vila Aeroporto

Data: 25 de Fevereiro (Sábado)

Que horas? 12h

Quanto? Gratuito

📍REGIONAL OESTE

• INIMIGOS DO FIM – O Bloco do Buritis

No carnaval de 2016 um pequeno grupo de amigos, moradores do Buritis, percebeu que as pessoas andavam pelas ruas em busca de uma ebulição carnavalesca que não acontecia no bairro. Esse vai e vem motivou essas pessoas a esboçar um bloco que viesse preencher essa lacuna. O bloco planejado para 50 pessoas em 2017 arrastou mais de 300 foliões em cada dia que saiu. A bateria é composta por 15 músicos de sopro e 30 percussionistas, sendo trompetistas, trombonistas, saxofonistas. Além disso, compõem a bateria tamborim, caixa, surdo, repinique. Dentro do repertório encontram-se a marchinha, samba e MPB. Temos como objetivos a manutenção de um bloco familiar, ocorrendo dentro do bairro buritis, trazendo lazer, diversão e entretenimento saudável às famílias. Nossa perspectiva é de promover um carnaval de paz, tranquilidade, muita animação e, principalmente, inclusão social.

Onde? Rua Marco Aurélio de Miranda, 402

Data: 25 de Fevereiro (Sábado)

Que horas? 15h30

Quanto? Gratuito

📍REGIONAL PAMPULHA

• SOL NA MÃO DA CASA FUNDAMENTAL 👪

O bloco é infantil, mas por trás dele estão alguns dos nomes mais conhecidos do carnaval de Belo Horizonte. O Bloco Sol na Mão, que faz seu cortejo neste sábado (25/02), é regido por Rodrigo Magalhães, dos blocos Juventude Bronzeada e Havayanas Usada. Quem puxa o trio é a cantora Pri Glenda, puxadora do Juventude Bronzeada e semifinalista do programa Ídolos, da Record. 

Onde? Casa Fundamental – Rua Castelo de Lisboa, 392, Bairro Castelo

Data: 25 de Fevereiro (Sábado)

Que horas? 8h

Quanto? Gratuito


26 de Fevereiro (Domingo)

📍REGIONAL CENTRO SUL

• BOTA O CORPO NA RUA

O Bota o Corpo na Rua é um projeto que busca enaltecer ainda mais a Dança no carnaval. Começou como oficina e agora é um bloco de Dança, com uma bateria dançante. Bora dançar gostosim!

Onde? Rua Aarão Reis, 85 – Centro

Data: 26 de Fevereiro (Domingo)

Que horas? 10h

Quanto? Gratuito

• BLOCO SWING SAFADO

O Bloco Swing Safado surgiu das ladeiras da comunidade do Conjunto Santa Maria para fazer a alegria de um Carnaval que já existia, porém dormia. Um bairro que conta com a história presente do legado vivo da escola de Samba da Cidade Jardim, o que faz deste, um lugar de encontro de poetas, malandros, intelectuais e principalmente de muitas rodas de música cercada de amigos. Com os ritmos mais Swingantes do Carnaval para fazer todo mundo cantar e dançar até o chão, o bloco possui 11 integrantes entre: vocal, baixo, guitarra, cavaquinho, percussão e bateria, e brinca com músicas populares brasileiras que vêm das periferias e suas letras de duplo sentido. Proporcionando uma apresentação animada e divertida, fazendo com que todos aqueles que amam o pagode, funk e axé do nosso Brasil, se identifiquem.Trazendo a necessidade de concretizar o legado do bloco, estão iniciando um processo de gravação do seu primeiro CD feito apenas com músicas autorais, tradicionais do pagodão de BH.

Onde? Rua Gentios, 1013 – Conjunto Santa Maria

Data: 26 de Fevereiro (Domingo)

Que horas? 16h

Quanto? Gratuito

📍REGIONAL LESTE

• BLOCO SEM MANICÔMIOS E SEM PRISÕES

Um bloco de carnaval antimanicomial, antiprisional, antiproibicionista, antipunitivista, anticapitalista: anti tudo que segrega, oprime, explora. Nosso objetivo é lutar, dançar, pular, revolucionar, brilhar, cantar, libertar.

Onde? Rua Estrela do Sul, 69 – Santa Tereza

Data: 26 de Fevereiro (Domingo)

Que horas? 10h

Quanto? Gratuito

• BLOCO LUA DE CRIXTAL

O bloco Lua de Crixtal teve seu primeiro cortejo no carnaval de 2018, é um bloco que se baseia nas músicas da infância dos anos 80 e 90 (rainha dos baixinhos, Xuxa Meneguel, Trem da Alegria, Balão Mágico). Nossa bateria conta com agbes, repiques, tamborins, surdos e caixa. Além disso, temos uma ala de circo que propões intervenções no decorrer do cortejo, alegrando os foliões e uma banda, que acompanha a bateria.

Onde? Rua Conselheiro Rocha, 1605 – Vila Dias

Data: 26 de Fevereiro (Domingo)

Que horas? 10h

Quanto? Gratuito

• BLOCO BAQUE HUMAITÁ

O Baque Humaitá é fruto do projeto Humaitá – Cultura Popular, fundado em 2016, mas saiu às ruas no carnaval pela primeira vez em 2019 dado o grande número de amigos envolvidos e alunos de percussão formados através de nossas atividades. Com uma bateria de aproximadamente 100 batuqueiros, o Baque toca, principalmente Maracatu de Baque Virado e releituras de Afoxés, Cirandas, Cocos e Bois, além de versões dentro da instrumentação, que é típica do Maracatu: Bombo (Alfaia), Caixa de Guerra, Agbês, Gonguê, Ganzá. Num lindo “arrastão”, levou cerca de 500 foliões pelas ruas do Bairro Esplanada num desfile apoteótico, com direito a toda estética da Cultura Popular. Além do arrastão de Maracatu, no dia do carnaval apresentamos o resultado dos nossos estudos de Ilú, além de fecharmos com uma calorosa Roda de Coco.

Onde? Rua Tulipa, 195 – Esplanada

Data: 26 de Fevereiro (Domingo)

Que horas? 14h

Quanto? Gratuito

📍REGIONAL NORDESTE

• BLOCO FILHAS DE CLARA

Como já é tradição, o Bloco Filhas de Clara faz seu desfile (no domingo pós carnaval), homenageando Clara Nunes – uma das mais importantes e expressivas artistas de todos os tempos.

Sambista nata, Clara sempre se fez presente na folia, seja em shows ou desfilando em sua escola de samba do coração: a Portela. O bloco de BH nasceu em 2019, composto somente por mulheres, e tem arrastado uma multidão de fãs.

Nos vocais, três gerações de grandes artistas: Aline Calixto, Júlia Tizumba e Tia Elza, acompanhadas de uma banda formada por Analu Braga, Nanda Bento, Alcione Oliveira, Alessandra Sales, Maria Elisa, Marcela Nunes e Solange Caetano.

Onde? Av. Clara Nunes, 107, bairro Renascença

Data: 26 de Fevereiro (Domingo)

Que horas? 14h

Quanto? Gratuito

📍REGIONAL NOROESTE

• RESSACA DE CARNAVAL DA LAGOINHA

A Ressaca de Carnaval da Lagoinha é formada pela união dos blocos O Leão da Lagoinha, Afoxé Ilê Odara e Orisamba que juntos encerram o carnaval da Lagoinha juntamente com outros coletivos culturais, em um fechamento das festividades com a comunidade local

Onde? Rua Itapecerica, 303 – Lagoinha

Data: 26 de Fevereiro (Domingo)

Que horas? 10h

Quanto? Gratuito

📍REGIONAL NORTE

• BLOCO RASTA

O Bloco Rasta nasceu a partir da ideia de proporcionar mais alegria, diversão e entretenimento às comunidades de Belo Horizonte. Visto que, ainda nos dias atuais, a concentração das principais atrações carnavalescas ficam nas regiões centrais da cidade. Dessa forma, parindo da nossa torcida organizada, Comando Rasta Cruzeiro, criamos o bloco que leva nossa bateria e diversas outras atrações às comunidades da Zona Norte de BH.

Onde? Rua Santo Elias, 211 – Vila Aeroporto

Data: 26 de Fevereiro (Domingo)

Que horas? 12h

Quanto? Gratuito

📍REGIONAL OESTE

• BLOCO DO MADRUGA

Bloco surgiu da ideia de trazer mais cultura a comunidade carente da Ventosa, carente inclusive de um olhar social e cultural do estado, sendo assim com poucos recursos realizei junto ao meu bar na época o primeiro ano em 2018 com muita luta e perseverança levando cerca de 200 integrantes sendo cerca de 30 do bloco em si, em 2020 consegui realizar com uma organização um pouco melhor com participação de passistas entre outros, aumentando o publico significantemente para cerca de 500 presentes.

Onde? Estrada do Cercadinho, 2637 – Ventosa

Data: 26 de Fevereiro (Domingo)

Que horas? 15h

Quanto? Gratuito

📍REGIONAL PAMPULHA

• FEIRA DO MINEIRINHO

Para quem curte uma boa folia, vem aí a tradicional Ressaca de Carnaval da Feira do Mineirinho!  O aquecimento começa nesta quinta-feira, 23, a partir das 19h. A animação ficará sob o comando do Passe Vip que vai comemorar o aniversário de um ano do grupo com muito samba e pagode. Outra atração será o cantor David Ferraz que apresentará seu sertanejo elétrico. Com entrada gratuita, o espaço é coberto e possui completa infraestrutura para receber o público.

E a magia do Carnaval vai tomar conta da feira no domingo, dia 26. A programação começa a partir das 9h com “Encontro de carros Aircooled”. A folia ficará por conta do grupo Diga Lá, Rick e Ricardo e Baianeiros. O DJ Hugo Santiago também vai animar a galera.

Onde? Feira do Mineirinho (avenida Antônio Abrahão Caram, 1000, São José, Pampulha)

Data: 26 de Fevereiro (Domingo)

Que horas? 9h

Quanto? Gratuito

Fonte: portalbelohorizonte.com.br/carnaval

5 thoughts on “Carnaval BH 2023 – Acompanhe a programação dos Blocos de Rua e festas do Carnaval de BH

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Opa... Blz?