Arquivos Feira - Belo Horizonte MG https://belohorizontemg.com.br/category/agenda-cultural/feira/ Descobrindo a Capital Mineira Tue, 17 Jun 2025 16:31:15 +0000 pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=6.9.4 https://belohorizontemg.com.br/wp-content/uploads/2021/06/cropped-LOGO-black-peq-32x32.png Arquivos Feira - Belo Horizonte MG https://belohorizontemg.com.br/category/agenda-cultural/feira/ 32 32 Savassi Festival celebra o jazz e a música instrumental por sete dias com atrações do Brasil e do Mundo https://belohorizontemg.com.br/savassi-festival/ Tue, 17 Jun 2025 16:31:13 +0000 https://belohorizontemg.com.br/?p=3844 Evento ocupa oito espaços da cidade, com diversas atividades gratuitas Entre 23 e 29 de junho, o Savassi Festival ocupa Belo Horizonte com uma ampla programação de shows, palestras e workshops com o patrocínio do Instituto Unimed-BH. O evento reúne mais de 50 atrações do Brasil e do mundo, reafirmando a força do jazz e […]

O post Savassi Festival celebra o jazz e a música instrumental por sete dias com atrações do Brasil e do Mundo apareceu primeiro em Belo Horizonte MG.

]]>
Evento ocupa oito espaços da cidade, com diversas atividades gratuitas

Entre 23 e 29 de junho, o Savassi Festival ocupa Belo Horizonte com uma ampla programação de shows, palestras e workshops com o patrocínio do Instituto Unimed-BH. O evento reúne mais de 50 atrações do Brasil e do mundo, reafirmando a força do jazz e da música instrumental por oito espaços da capital mineira. Entre os destaques, estão nomes como Joyce Moreno (BR), Ryan Keberle (EUA), Sima Mashazi (África do Sul) e Oran Etkin (EUA). 

Neste ano, o festival ocupa o Conservatório UFMG, Idea Casa de Cultura, Clube de Jazz do Café com Letras, Café com Letras, Ototoi, Livraria da Rua, Praça Floriano Peixoto e Praça Silva Guimarães. A programação conta com diversas atividades gratuitas, como os ensaios abertos, antes dos shows no Clube de Jazz do Café com Letras, e as atrações dos palcos Jazzinho e Mulheres na Música Instrumental, na Praça Floriano Peixoto.

Além disso, o festival também traz novidades gratuitas. Este ano, inaugura parceria com o Simpósio Mulheres na Música, promovendo bate-papos e palestras no Conservatório UFMG, e volta a associar shows a lançamentos de livros, estabelecendo conexões entre as linguagens, na Livraria da Rua e no Café com Letras. 

PLATAFORMA SAVASSI FESTIVAL

Em sua 23ª edição, o Savassi Festival consolida-se como uma plataforma de desenvolvimento musical que se estende por todo o ano. O edital Jovens Talentos do Jazz, hoje realizado pelos principais festivais e clubes de jazz do Brasil, e o Jazz Remixed, que revela novos talentos da discotecagem, já movimentaram a cena e anunciaram os vencedores deste ano, que agora se apresentam no festival. 

No Jovens Talentos do Jazz, venceu o guitarrista pernambucano Waleson Queiros, com sua música que transita entre o jazz contemporâneo e as raízes sonoras do Nordeste. Ele se apresenta no sábado (28), no Clube de Jazz do Café com Letras. 

Do Jazz Remixed, dois vencedores de 2025 trazem sets potentes ao Ototoi, novo espaço do Festival: DJ Jampa, de São Paulo, e DJ Guimyts, de Belo Horizonte. Além deles, outros diversos nomes que já passaram pelo edital se apresentam na edição.

Para além dos editais, em maio, o projeto iniciou uma extensa trajetória de formação com o Estúdio de Portas Abertas, que promove uma imersão em estúdios de gravação em Belo Horizonte, e com a oficina Risca – Uma introdução à discotecagem, novidade deste ano voltada para mulheres e o público LGBTQIAP+. 

Já a TRAMA é um treinamento e residência artística que prepara musicistas para atuarem de forma autônoma e assertiva. Este ano será a terceira edição, com cinco dias de duração, para quem realizou a inscrição previamente. Outra novidade na edição 2025 do Savassi Festival, a oficina de Flora Guerra vai apresentar conceitos básicos do processo de sonorização e de engenharia de áudio. Serão disponibilizadas 15 vagas e as inscrições devem ser realizadas pelo site (www.savassifestival.com.br).

Após a conclusão do festival, a plataforma continuará movimentando Belo Horizonte com diversas atividades, como a Escola do Jazz e o Jazzinho em outubro, com atrações voltadas para a infância. Além disso, o Palco Nova Onda será parte fixa da programação do Café com Letras, com nomes que renovam a cena musical. 

PROGRAMAÇÃO FESTIVAL

Clube de Jazz do Café com Letras – Shows e Ensaios Abertos 

O local sediará shows de grandes nomes, que promovem ensaio aberto gratuito e aberto ao público horas antes da apresentação. Entre eles, está Ricardo Silveira, um dos principais guitarristas brasileiros, com trabalhos ao lado de ícones como Milton Nascimento, que se apresenta na segunda (23). Na terça (24), Paulo Santos apresenta o repertório do álbum Chama, tocando diversos instrumentos, manufaturados, não convencionais, que são a marca do músico. 

Da África do Sul, Sima Mashazi se apresenta no clube na quarta-feira (25), trazendo composições autorais e clássicos atemporais do jazz e da música tradicional sul-africana. No Palco UFMG, também na quarta, o guitarrista Thiago Caldas, um dos selecionados do Prêmio Jovem Instrumentista 2023, apresenta composições autorais com influências da música mineira. 

Oran Etkin, eleito o clarinetista número 1 em ascensão na pesquisa da crítica da revista DownBeat, e Jimmy Duchowny, baterista californiano que já tocou com grandes músicos do mundo inteiro, encontram-se no palco na quinta-feira (26), reunindo influências musicais desde seus países de origem até a música brasileira. 

Na sexta (27), o espaço recebe mais um intercâmbio musical: Ryan Keberle Collectiv do Brasil, grupo formado pelo trombonista nova-iorquino Ryan Keberle e os músicos paulistas Paulinho Vicente, Felipe Silveira e Felipe Brisola. O trio reinventa canções de compositores fundamentais da MPB como veículos para o jazz contemporâneo. 

Após se apresentar com sua banda Collectiv do Brasil, Ryan Keberle volta a se apresentar no sábado (28) de forma gratuita na pracinha do clube. O trombonista e compositor já fez turnês com Sufjan Stevens e acompanhou estrelas do soul como Alicia Keys e Justin Timberlake. Mais tarde, ele também é participação especial do show do cubano Néstor Lombida, acompanhado pela Big Band do Clube. 

No mesmo dia, o Clube recebe Waleson Queiros, vencedor do Jovens Talentos do Jazz, seguido de Bruno Migotto & O Instituto, que reúne sete músicos de São Paulo em um processo criativo colaborativo. O grupo apresenta seu álbum de estreia, homônimo, que explora improvisação e diferentes possibilidades rítmicas de composição, como a polirritmia e a modulação métrica.

Café com Letras – Shows e lançamento de livro

Na segunda (23), o palco Nova Onda ocupa o Café com Letras com artistas da nova geração que refrescam a cena e combinam diversos gêneros musicais. A pianista e compositora Júlia Guedes, neta de Beto Guedes, apresenta seu primeiro disco que une sofisticação e autenticidade e Cruvinel traz ao palco sua voz suave e ritmada que conquistou a cena boêmia de Belo Horizonte. 

Na terça (24), o espaço recebe o Palco UFMG, com Silvia Neiva em um show especial em formato de quarteto, dedicado à Dani Gurgel e Vanessa Moreno. Ela explora o scat singing, a improvisação e a sofisticação rítmica e harmônica. No mesmo dia, Daniel Faria chega com seu show Influências, que evidencia as influências diversas do artistas, de João Donato a Alfa Mist. 

Duas atrações do Palco UFMG se apresentam na quarta-feira (25). O Sax Quartet tem sua estreia no Savassi Festival, contemplando compositores como Moacir Santos, Louis Armstrong e Hermeto Pascoal. Formado por alunos da UFMG e com raízes também no Conservatório de Tatuí, o Tatubelo Quinteto navega por diferentes vertentes rítmicas do jazz e da música instrumental. 

Dois brilhantes saxofonistas de Belo Horizonte se apresentam em formato quarteto na quinta-feira (26): Vinícius Mendes, com álbuns lançados no Brasil e no exterior, e Chico Amaral, responsável por muitos sucessos da banda mineira Skank. 

Davi Desmolins Trio abre a noite na sexta (27), no Palco UFMG, com clássicos da música brasileira de nomes como Djavan, Milton Nascimento e Maria Rita. A programação segue com uma homenagem ao célebre pianista brasileiro João Donato. 

No sábado (28), o Café com Letras recebe o lançamento do livro “O Idiomatismo Composicional de Juarez Moreira”, de Gustavo Bracher, doutor e mestre em música pela UFMG e reconhecido pelo seu trabalho ao lado do violonista. A programação segue com apresentação do Gustavo Bracher Quarteto, que explora a guitarra elétrica nas vertentes do fusion, jazz e rock instrumental. 

À noite, o sábado ganha sets eletrizantes com DJs que passaram pelo Jazz Remixed. DJ Lee celebra a música brasileira com recortes que vão da era de ouro da MPB às fusões contemporâneas com jazz, soul e afrobeat, e DJ Jay Bila une a elegância do jazz com o groove do funk.

Ototoi – Discotecagens 

O espaço, novo no Savassi Festival, recebe discotecagens, a partir de sexta-feira (27). DJ Xaber, a onda perfeita para quem quer descobrir novos horizontes sonoros, abre a programação. O vencedor do Jazz Remixed 2025, reconhecido por sets realizados exclusivamente com discos de vinil, DJ Guimyts, se apresenta na sexta. Pioneiro na cena eletrônica da capital, DJ Leo Mille fecha a noite com uma viagem pelo jazz, soul e deep house. 

DJ Fausto inicia a programação de sábado (28), destacando a black music e suas vertentes, além da música brasileira. Após passar por diversos festivais e clubes do Brasil e do mundo, DJ Carla Elektra chega ao Savassi Festival com sets que vão do house ao techno. Premiado por duas vezes no Latin Grammy Cultural Foundation, DJ Jampa fecha a noite criando pontes entre a cultura do hip hop e a tradição instrumental.

Conservatório UFMG – Formação e reflexão

O espaço sedia, de segunda (23) a sexta (27), o TRAMA – Treinamento e Residência Artística para Músicos Independentes, conduzido por Glaw Nader. A atividade gratuita necessita de inscrição prévia. De quinta (26) a sexta (27), o III Simpósio Mulheres na Música promove discussões e aponta perspectivas para fortalecer a representatividade feminina na área musical. O simpósio conta com palestras de Sima Maschazi e Dani Gurgel. 

Livraria da Rua – Show e lançamento de livro 

No sábado (28), Glaw Nader lança seu livro “Entre o Samba e o Jazz: a improvisação vocal na Copacabana dos anos 50 a 70”, fruto da pesquisa de mestrado da artista, dedicada ao estudo da improvisação vocal brasileira. Após o lançamento, enquanto o público folheia a publicação, Glaw Nader se apresenta ao lado de seu quarteto com o show “Sambajazz Griô”, uma extensão da pesquisa, revelando os caminhos da voz como instrumento e da improvisação como linguagem criativa e histórica da música brasileira.  

Idea Casa de Cultura 

Na segunda (23), Evan Megaro, no piano, e Alexandre Braga, na flauta, apresentam a aula-concerto “O Jazz em Perspectiva”. No sábado (28), Shira Ouziel e Alberto Fernandes conduzem uma apresentação musical cênica para crianças baseada em uma história verdadeira sobre o escritor Franz Kafka, com obras de de Schumann, Tchaikovsky, Bach e Bartók. 

Praça Floriano Peixoto – Shows gratuitos

A música ocupa a Praça Floriano Peixoto a partir de sábado (28), no Palco Instituto Unimed-BH Jazzinho, com uma programação especialmente pensada para crianças. Formado pelas irmãs Flávia, Lúcia e Marina Ferraz, o grupo Amaranto apresenta seu show “Amaranto para Crianças”, com canções dos discos “Três Pontes”, “A Menina dos Olhos Virados” e “O Menino das Cem Palavras”. O clarinetista estadunidense Oran Etkin também traz seu show “Timbalooloo”, especial para o público infantil. 

No domingo (29), a praça recebe o Palco Instituto Unimed-BH Mulheres na Música Instrumental. A pianista, cantora e compositora carioca Claudia Castelo Branco homenageia um dos maiores compositores brasileiros, Sivuca. Músicos de Israel, Sérvia e Brasil se encontram na banda Voilà Klezmer para celebrar a música judaica e instrumental. 

Ainda no mesmo dia, a célebre cantora, compositora e instrumentista Joyce Moreno sobe ao palco com uma bagagem extensa de 34 CDs, quatro indicações ao Grammy Latino e cerca de 400 composições gravadas por ícones como Annie Lennox, Ney Matogrosso e Elis Regina. 

Fechando a programação do Savassi Festival, Glaw Nader se apresenta ao lado dos participantes da residência artística TRAMA, compartilhando com o público a força do projeto. O show conta com participação da cantora sul-africana Sima Mashazi e do contrabaixista alemão Martin Zenker. 

SOBRE O INSTITUTO UNIMED-BH

O Instituto Unimed-BH completou 22 anos em 2025 e conta com o apoio de mais de 5,7 mil médicos cooperados e colaboradores da Unimed-BH. A associação sem fins lucrativos foi criada em 2003 e, desde então, desenvolve projetos socioculturais e socioambientais visando à formação da cidadania, estimulando o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, fomentando a economia criativa, valorizando espaços públicos e o meio ambiente, através de projetos patrocinados em cinco linhas de atuação: Comunidade, Voluntariado, Meio Ambiente, Adoção de Espaços Públicos e Cultura.

SERVIÇO 

Savassi Festival

23 a 29 de junho

Programação completa: https://www.savassifestival.com.br/home/ 

O post Savassi Festival celebra o jazz e a música instrumental por sete dias com atrações do Brasil e do Mundo apareceu primeiro em Belo Horizonte MG.

]]>
Circuito Cultural Pampulha chega à sua 4ª edição com cinco dias de arte gratuita para todos os públicos https://belohorizontemg.com.br/circuito-cultural-pampulha/ Mon, 26 May 2025 20:21:26 +0000 https://belohorizontemg.com.br/?p=3820 Com oito atrações artísticas e a 3ª edição do concurso Fotografe a Pampulha, evento gratuito movimenta a cena cultural de Belo Horizonte com teatro, música, dança e oficinas para todas as idades.  Entre os dias 27 e 31 de maio, a região da Pampulha será novamente tomada por uma intensa programação artística durante a 4ª […]

O post Circuito Cultural Pampulha chega à sua 4ª edição com cinco dias de arte gratuita para todos os públicos apareceu primeiro em Belo Horizonte MG.

]]>
Com oito atrações artísticas e a 3ª edição do concurso Fotografe a Pampulha, evento gratuito movimenta a cena cultural de Belo Horizonte com teatro, música, dança e oficinas para todas as idades. 

Entre os dias 27 e 31 de maio, a região da Pampulha será novamente tomada por uma intensa programação artística durante a 4ª edição do Circuito Cultural Pampulha. Consolidado como um dos eventos culturais mais relevantes de Belo Horizonte, o circuito chega com atrações gratuitas que envolvem teatro, dança, circo, música, fotografia e oficinas, com apresentações pensadas para todas as idades e públicos. A programação privilegia artistas mineiros e projetos que resgatam memórias afetivas e culturais, promovendo uma vivência artística ampla em um dos cartões-postais da cidade. Um dos destaques é 3ª edição do concurso Fotografe a Pampulha, que estimula a produção artística sobre o território e valoriza olhares criativos de moradores da capital e região metropolitana. A abertura do evento será na terça-feira, dia 27 de maio, às 20h, com a peça  Maio, Antes Que Você Me Esqueça”, protagonizada por Ilvio Amaral e Maurício Canguçú, no Teatro Raul Belém Machado.

“O Circuito Cultural Pampulha tem como missão democratizar o acesso à arte e à cultura, oferecendo uma programação gratuita e de qualidade. Ao mesmo tempo, promovemos a valorização do Conjunto Moderno da Pampulha incentivando a ocupação consciente desses espaços tão simbólicos para a cidade”, explica Leo Horta, coordenador da iniciativa. Patrocinadora do evento, a MGS – Minas Gerais Administração e Serviços S.A reconhece a a importância do investimento público na cultura. “Como empresa pública, entendemos que nosso papel vai além da oferta de serviços e soluções para a administração pública. Apoiar iniciativas culturais que valorizam o patrimônio da cidade, promovem a inclusão e fortalecem o vínculo da população com os espaços urbanos é também uma forma de gerar impacto positivo e contribuir para a construção de uma sociedade mais participativa e integrada”, afirma a presidente da MGS, Camila Barbosa Neves.

A programação conta com uma Mostra de Artes Cênicas que reúne cinco espetáculos: dois de teatro adulto, um infantil, uma apresentação de dança e uma de circo. A curadoria é da atriz Magdalena Rodrigues, com mais de 35 anos de carreira, reconhecida por seu trabalho dedicado à formação e circulação de obras no teatro brasileiro. As apresentações acontecem no Teatro Raul Belém MachadoAlém das artes cênicas, o Circuito Cultural Pampulha vai contar com apresentações musicais para todas as idades também no Teatro Raul Belém Machado. Entre as atrações confirmadas estão o cantor Tavinho Leoni, o grupo Circo Marimbondo, voltado ao público infantil, e a banda Candongueiros.

Mostra de Artes Cênicas 

A abertura do evento traz a peça teatral “Maio, Antes Que Você Me Esqueça”, protagonizada por Ilvio Amaral e Maurício Canguçú, na terça-feira, 27 de maio, às 20h. O espetáculo trata com humor e sensibilidade o cotidiano de uma família que convive com o Alzheimer, lançando um olhar afetuoso sobre as relações entre pai e filho. Logo após a apresentação, o público poderá participar de um bate-papo com Jair Raso, dramaturgo, médico e escritor mineiro, conhecido por seu trabalho que une arte e filosofia, medicina e literatura.

Voltada ao público infantil, a manhã da quarta-feira, 28 de maio, reserva uma experiência lúdica com o espetáculo “Caixa de Brincar”, da Estação Criativa. A montagem, que será apresentada às 9h, que resgata brincadeiras tradicionais embaladas por canções populares e autorais, busca estimular a criatividade e a memória afetiva das crianças — e também dos adultos. Na quinta-feira, 09h, a montagem desembarca na Escola José Maria Alkmim, localizada no bairro Serra Verde, levando a magia do teatro até o ambiente escolar.

Ainda na quarta-feira, 28 de maio, às 20h, o teatro abre suas portas para “Amanda”, monólogo estrelado por Rita Clemente e escrito por Jô Bilac. A montagem, que completa dez anos de trajetória, teve sua estreia em 2015 e passou por palcos em Belo Horizonte, São Paulo e Rio de Janeiro. Ganhadora do prêmio de Melhor Atriz no PROFEST, Rita traz ao palco uma performance íntima e potente, marcada por anos de pesquisa e formação de público.

Inspirado na lógica da câmera obscura, o duo de dança “Câmara Escura” é o destaque da quinta-feira, 29 de maio, às 20h. A montagem, assinada por Dalton Correia e Joana Prado, mergulha o espectador em um jogo entre luz e sombra, ilusão e realidade. O espetáculo se utiliza de objetos cênicos e efeitos visuais para construir um ambiente sensorial que desafia a percepção e amplia os limites da dança contemporânea.

Shows musicais

Na tarde de sexta-feira, 30 de maio, às 14h30, o “Circo Marimbondo” promete encantar o público infantil com uma mistura de música, folclore e brincadeiras interativas. Comandado por Bianca Luar e banda, o show recria o universo das cantigas e dos ritmos brasileiros, como marchinhas de carnaval e clássicos do Clube da Esquina, convidando crianças e famílias para um momento de alegria e aprendizado coletivo.

Ainda na sexta-feira, às 20h,quem assume o palco é Tavinho Leoni, jovem promessa do pagode nacional. Com apenas 22 anos, o cantor já carrega uma trajetória respeitável e mostra, em seu show, a força de uma nova geração da música brasileira. Seu repertório inclui faixas do álbum “Surreal”, lançado com apoio do projeto Natura Musical, além de sucessos que marcaram sua caminhada nos últimos anos.

O encerramento do circuito, no sábado, dia 30, traz uma noite de música com forte identidade cultural e ancestral. O multiartista Marcus Carvalho abre a programação, às 19h, com o show “Poética da Negrura”, uma apresentação autoral que celebra a vivência afrocentrada em forma de poesia, ritmo e resistência. Em seguida, às 20h, a banda Candonguêro assume o palco com seu som vibrante e performances cênicas que resgatam as tradições da música popular mineira. O grupo, nascido em Ouro Preto, mistura samba, frevo e MPB em apresentações que envolvem o público em um verdadeiro espetáculo da cultura brasileira.

Olhares que revelam a Pampulha

A 3ª edição do concurso Fotografe a Pampulha está com inscrições abertas até o dia 27 de maio de 2025 e convida fotógrafos amadores e moradores da capital e região metropolitana a registrarem, por meio de uma única imagem, as múltiplas faces da Pampulha. A iniciativa busca valorizar a produção artística e documental sobre a região, estimulando olhares criativos sobre sua paisagem, arquitetura, manifestações culturais e vida cotidiana.

A participação é gratuita e simples: basta publicar a foto autoral nas redes sociais, marcar o perfil @circuitoculturalpampulha e utilizar a hashtag #FotografeAPampulha2025. O concurso aceita apenas uma foto por participante, e os autores devem ter mais de 16 anos.

As imagens podem retratar desde cartões-postais como a Igreja São Francisco de Assis, o Museu de Arte da Pampulha, o Mineirão, até cenas espontâneas do cotidiano, expressões culturais e elementos naturais da lagoa e seu entorno. O júri avaliará tanto a originalidade quanto a sensibilidade do olhar fotográfico.

Os vencedores serão anunciados no dia 31 de maio, nas redes e site do projeto, e receberão prêmios em dinheiro. As imagens selecionadas também farão parte de uma exposição virtual e/ou física, celebrando a diversidade visual e cultural da Pampulha.

Sobre a MGS
A MGS – Minas Gerais Administração e Serviços S.A. é uma empresa pública estadual com 71 anos de experiência na prestação de serviços especializados para órgãos públicos. Atua em diversas frentes e se consolida como uma solução estratégica para empresas e instituições públicas que necessitam de mão de obra qualificada, oferecendo agilidade, segurança jurídica e excelência na execução dos serviços. Com cerca de 34 mil colaboradores, a MGS é atualmente a maior patrocinadora via Lei Municipal de Incentivo à Cultura (LMIC) de Belo Horizonte, reafirmando seu compromisso com a responsabilidade social e o desenvolvimento cultural da capital mineira.

Sobre o Circuito Cultural Pampulha
Criado em 2018, o Circuito Cultural Pampulha promove a ocupação artística do Conjunto Moderno da Pampulha, patrimônio mundial da UNESCO. O projeto amplia o acesso à cultura e estimula a circulação de artistas e públicos por espaços históricos como o Museu de Arte da Pampulha, Casa Kubitschek, Casa do Baile e Igreja São Francisco de Assis.

Com edições gratuitas, inclusivas e de forte impacto social e econômico, o Circuito fortalece o sentimento de pertencimento local e movimenta a cadeia produtiva da cultura. Em edições anteriores, o evento reuniu centenas de artistas e milhares de pessoas em locais como o Mineirão e o Parque Ecológico da Pampulha. Em 2025, reafirma seu compromisso com a democratização cultural por meio de 6 dias de evento e 8 atrações artísticas.

Serviço

Circuito Cultural Pampulha 2025 

Quando: de 27 a 31 de maio, terça-feira a sábado

Local: Teatro Raul Belém Machado – Rua Leonil Prata, 53 – Alípio de Melo, Belo Horizonte 

Gratuito

Mais informações em @CircuitoCulturalPampulha

Mostra de Artes Cênicas

  • 27/05 (terça-feira), 20h – Maio, Antes Que Você Me Esqueça + bate-papo com Jair Raso
  • 28/05 (quarta-feira), 9h – Caixa de Brincar (infantil)
  • 28/05 (quarta-feira), 20h – Amanda, com Rita Clemente
  • 29/05 (quinta-feira), 20h – Câmara Escura, duo de dança contemporânea
  • 29/05 (quinta-feira), 9h – Caixa de Brincar na Escola José Maria Alkmim

Shows musicais

  • 30/05 (sexta-feira), 14h30 – Circo Marimbondo (infantil)
  • 30/05 (sexta-feira), 20h – Tavinho Leoni
  • 31/05 (sábado), 19h – Marcus Carvalho – Poética da Negrura
  • 31/05 (sábado), 20h – Candonguêro

O post Circuito Cultural Pampulha chega à sua 4ª edição com cinco dias de arte gratuita para todos os públicos apareceu primeiro em Belo Horizonte MG.

]]>
Festival Cultural Café em Festa quer transformar BH na capital mundial do café https://belohorizontemg.com.br/cafe-em-festa/ Wed, 21 May 2025 13:31:36 +0000 https://belohorizontemg.com.br/?p=3812 Evento reúne degustação de cafés de seis regiões produtoras de Minas, 15 cafeterias locais, chefs e especialistas para promover o acesso e a valorização dos cafés especiais Minas Gerais é, há décadas, o maior produtor de café do Brasil — responsável por mais de 50% da produção nacional e lar da maior diversidade de regiões […]

O post Festival Cultural Café em Festa quer transformar BH na capital mundial do café apareceu primeiro em Belo Horizonte MG.

]]>
Evento reúne degustação de cafés de seis regiões produtoras de Minas, 15 cafeterias locais, chefs e especialistas para promover o acesso e a valorização dos cafés especiais

Minas Gerais é, há décadas, o maior produtor de café do Brasil — responsável por mais de 50% da produção nacional e lar da maior diversidade de regiões produtoras reconhecidas do país. Para celebrar esse protagonismo, Belo Horizonte sedia no dia 24 de maio a primeira edição do Festival Cultural Café em Festa, evento inédito que pretende reposicionar a capital mineira como referência mundial em cafés especiais.

Idealizado pela Liga dos Baristas, o encontro acontece de 10h às 17h, nos Jardins da Casa Fiat de Cultura com entrada gratuita e uma verdadeira imersão no universo dos cafés especiais, com experiências de sabor, conhecimento e valorização territorial. O Café em Festa vai reunir 15 cafeterias da capital, três chefs convidados para cozinhas ao vivo, bartenders com drinks de café, degustação de produtos, comidinhas, além de aulas, palestras e talks sobre o cenário dos cafés especiais e seus diferentes modos de preparo.

“Temos a maior diversidade de regiões produtoras do mundo e um público cada vez mais curioso. Está na hora de o café ocupar o lugar que merece na mesa e no imaginário dos mineiros. Queremos despertar o orgulho pelo café especial enquanto produto de excelência do estado, e ampliar sua presença na gastronomia local, onde ainda ocupa um espaço modesto frente à sua relevância”, apresenta Felipe Brazza, fundador da Liga dos Baristas e especialista em cafés especiais.

Para demonstrar essa riqueza, o Café em Festa vai distribuir cafés coados de seis regiões produtoras mineiras: Sul de Minas, Serra da Mantiqueira, Cerrado Mineiro, Matas de Minas, Chapadas de Minas e Caparaó. A ideia é permitir que o público consiga perceber as diferentes características sensoriais de cada origem, ampliando o entendimento sobre terroir e transferindo a valorização para as regiões como um todo, e não apenas para marcas ou produtores individuais.

A iniciativa é um desdobramento de um movimento anterior, que começou em 2010, quando Felipe Brazza mobilizou o setor em BH após saber da realização do projeto Café na Rua, em São Paulo. Com apoio do Sebrae, foi criada a Liga dos Baristas para unir e fortalecer o cenário local. Agora, mais de uma década depois, ele retoma à articulação com o objetivo de tornar o café especial mais acessível, aproximar o público dos métodos de preparo e posicionar Minas e sua capital como protagonistas globais do setor.

O Festival Cultural Café em Festa é uma realização da Feirinha Aproxima e conta com patrocínio da CEMIG, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais.

Realização: Centro Culinário Eduardo Maya, Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais e Governo de Minas Gerais.

SERVIÇO

FESTIVAL CULTURAL CAFÉ EM FESTA

Local: Jardins da Casa Fiat de Cultura

Data: Sábado,  24/5 – de 10h às 17h

Entrada gratuita, sem necessidade de retirar ingressos

Instagram: @cafeemfesta

O post Festival Cultural Café em Festa quer transformar BH na capital mundial do café apareceu primeiro em Belo Horizonte MG.

]]>
Virada Sustentável https://belohorizontemg.com.br/virada-sustentavel/ Thu, 08 May 2025 11:25:23 +0000 https://belohorizontemg.com.br/?p=3798 Shows com Zeca Veloso e Tiê, artes visuais, música, dança, performances diversas e experiências para um futuro mais sustentável estão entre as atividades Entre os dias 7 e 11 de maio, Belo Horizonte recebe, pela primeira vez, a Virada Sustentável — o maior festival de sustentabilidade da América Latina. Com patrocínio da Cemig e realização […]

O post Virada Sustentável apareceu primeiro em Belo Horizonte MG.

]]>
Shows com Zeca Veloso e Tiê, artes visuais, música, dança, performances diversas e experiências para um futuro mais sustentável estão entre as atividades

Entre os dias 7 e 11 de maio, Belo Horizonte recebe, pela primeira vez, a Virada Sustentável — o maior festival de sustentabilidade da América Latina. Com patrocínio da Cemig e realização do Ministério da Cultura e Governo Federal via Leis Federal e Estadual de Incentivo à Cultura, a edição mineira promove uma imersão nos temas do desenvolvimento sustentável por meio de múltiplas linguagens artísticas, educativas e sociais.

A Virada Sustentável de Belo Horizonte convida a população a refletir e agir por um futuro mais justo, criativo e colaborativo, com uma programação gratuita espalhada por espaços públicos, instituições culturais e locais simbólicos da capital mineira. Serão ocupados: a Rua Sapucaí, Palácio das Artes, Museu de Artes e Ofícios, Viaduto Santa Tereza, CRJ, Teatro Espanca, Praça Sete, Casa Sapucaí, Casa Bankoo, Cine Theatro Brasil, Instituto Undió, entre outros. Cada local ganha uma identidade própria dentro da proposta do festival — seja como palco de shows e espetáculos, como fórum de debates ou espaço de experimentações estéticas, feiras sustentáveis e oficinas formativas.

Nomes como Zeca Veloso, Tiê e Adriana Araújo estão na programação, além de parcerias com projetos da cidade como Festa da Luz, Tranquilo, CorridasBH, Calma Clima, CURA, Lá da Favelinha, entre outros.

A edição BH da Virada Sustentável une coletivos, artistas, pensadores e organizações sociais que já atuam em seus territórios e propõe conexões entre cultura, meio ambiente, bem-estar e justiça social. O projeto já movimentou milhões de pessoas em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Belém, Salvador, Porto Alegre e Manaus. 

PROGRAMAÇÃO

QUARTA-FEIRA | 07 de maio – Abertura Oficial

A noite de abertura acontece no Grande Teatro do Cine Theatro Brasil, reunindo a força da ancestralidade, da ciência e da arte. Com Babi Amaral como mestre de cerimônias, a indígena Avelin Buniacá Kambiwá conduzirá uma bênção com cantos e rituais do seu povo, seguida da conversa inspiradora com Amyr e Marina Klink. O casal compartilha reflexões sobre a convivência com o meio ambiente a partir de suas expedições e vivências ligadas à sustentabilidade. A noite se encerra com o pocket show de Sérgio Pererê e Nath Rodrigues, artistas que sintetizam a musicalidade afro-mineira e a poética contemporânea brasileira.

QUINTA-FEIRA | 08 de maio

Na quinta-feira (8), a manhã começa com a Feira Alimentos Saudáveis: frutos da luta pela terra, na Casa Baanko, promovida pelo Armazém do Campo. O espaço oferece produtos orgânicos e agroecológicos, fruto da agricultura familiar. O dia também conta com o workshop “Quebrando o muro: equidade e inclusão no cenário sociopolítico de BH”, conduzido por Selma Silva, que convida o público a repensar os hábitos alimentares. E no mesmo local, acontece a roda de conversa “Construindo cidades para o amanhã”, com Priscila Amoni e Janaina Macruz, do Circuito Urbano de Arte – CURA. O encontro propõe uma reflexão coletiva sobre os impactos sociais e ambientais na cidade.

Seguindo a temática, o Fórum Virada Sustentável ocupa o auditório da Cemig, com uma série de talks que abordam temas urgentes. A agenda tem mediação da Silvia Castro e Raquel Quintão, e tem início com a mesa “Eficiência Energética”, com Rodrigo Perpetuo, Amanda Regina Mascarenhas Diniz e Ernane Souza. Em seguida, “Mobilidade Urbana e Sustentável” é o foco de Rafael Murta, Pedro Sena e Bruna Guimarães. À tarde, a programação aborda “Coleta Seletiva e Gestão de Resíduos”, com Guilherme Pacheco, Cleide Maria e Ana Paula Gonçalves, e segue com a mesa “Visibilidade e Sustentabilidade em projetos e eventos”, com Solanda Steckelberg, Luisa Borges e Bárbara Menucci. O dia se encerra com duas importantes reflexões: “Mudança Climática nas Zonas Urbanas”, com Melina Amoni, Rejane Magiag Loura, Raquel Mattos e Isabella Diniz, e “Gestão Sustentável da Água”, com Filipe Lima Dornelas, Márcia Rodrigues Marques e Júlia Espeschit. Durante a programação, a Cemig distribui mudas aos participantes. O local também abriga a obra “Plantas que Pulsam”, de Thiago Mazza.

As artes visuais ganham destaque com a intervenção de Bruno Ulhoa na escadaria do metrô da Rua Sapucaí. O artista propõe uma reflexão sobre o consumo e os resíduos na obra “O que sustenta seu futuro?”. Encerrando o dia, o grupo Calma Clima propõe uma vivência de bem-estar e ativação urbana com uma corrida de 6 km entre a Praça Sete e a Rua Sapucaí.

SEXTA-FEIRA | 09 de maio 

No dia 9 de maio, a Festa da Luz apresenta três instalações luminosas na Rua Sapucaí e na Rua Tabaiares. Márcia Kambeba tem uma obra poética em tupi kambeba. Nívea Sabino exibe a instalação com a provocativa frase “Bater a laje no céu da boca dos nossos sonhos”, enquanto Ailton Krenak inspira com o letreiro “A vida é uma dança cósmica”. As artes visuais continuam no CRJ com a mostra “Até no Lixão Nasce Flor”. O mesmo local recebe, ainda, a oficina da Rede Cidadã e do Coletivo Movidade, com foco na importância da presença jovem nos espaços públicos. 

No Palácio das Artes, na Sala Juvenal Dias, o Fórum Virada Sustentável promove uma série de painéis. Os temas incluem responsabilidade corporativa socioambiental, diversidade e inclusão, arborização urbana, moda sustentável e economia criativa, e agroecologia como estratégia de combate à fome e à degradação ambiental. Os encontros contam com a mediação de Sílvia Castro e Raquel Quintão, reunindo especialistas como Marcela Giovanna, Bruno Begê, Lívia Miraglia, entre outros. O projeto “Sempre um Papo” encerra o Fórum, às 19h30, com a participação do escritor e cientista político Sérgio Abranches com um bate-papo mediado por Afonso Borges. Ao longo do dia, também acontece, em formato online, o Curso de Produção Cultural com Luísa Nonato, que compartilha saberes sobre organização de eventos.

Ainda no tema, o Museu de Artes e Ofícios recebe a palestra de David Cesar sobre acessibilidade em eventos, com orientações práticas para tornar ações culturais mais inclusivas. Este espaço também recebe o Sarau das Cachorras, com Cida Barcelos e os Hortelões da Lagoinha, mesclando poesia, memória e o charme das tradições mineiras. Na Casa Baanko a feira “Compre de Uma Mãe” reúne empreendedoras em um espaço de valorização da economia colaborativa e do protagonismo materno. E também na Casa, acontece a roda de conversa “BH + Justa”, com participação de lideranças que atuam pela equidade social na cidade.

A programação cultural infantil ganha destaque com o espetáculo “Aquarela”, da Cia Maria Cutia, no Cine Theatro Brasil. A peça mistura música e palhaçaria em uma celebração lúdica da infância. 

O Viaduto Santa Tereza recebe o tradicional Duelo de MCs com batalhas, dança e grafitti, além de show da veterana rapper Miss Black. Fechando o dia, a festa “Desculpe o Auê” transforma a Casa Sapucaí em uma pista animada. 

SÁBADO | 10 de maio 

O sábado, 10 de maio, é um dos dias mais intensos da Virada, e começa com uma corrida do projeto BairrosBH, que termina na praça da Estação para que os participantes aproveitem as atividades da Rua Sapucaí, e tem a caminhada performática “Caminhos das Águas”, que convida o público a reconhecer e refletir sobre os córregos invisíveis na área central da cidade, parte do projeto Entre Rios e Ruas.

A Rua Sapucaí recebe a tradicional feira Paraíso Veg, com gastronomia vegana, adoção de animais e produtos sustentáveis. A distribuição gratuita de água é garantida em parceria com a Copasa e haverá também distribuição de mudas e a troca de lâmpadas queimadas por novas, pela Cemig. 

No Palco Sapucaí, apresentações musicais embalam o dia, com artistas como Giovani Cidreira, DJ Preta Showme, DJ Leandro Vitrola e o show “Adriana Araújo canta Alcione”, um mergulho profundo no samba. No projeto “Manhãs Tranquilas”, sobem ao palco Sued Nunes e Cícero. Também são apresentadas intervenções cênicas como o espetáculo Dona Recicla e Senhorita Biosfera, da atriz Fernanda Araújo, e a performance “Amor! Amuro”, da muralista Mag Magrela. No teatro de rua, a Cia Teatral Solares leva o espetáculo “Revolixão – O Mistério das Águas”, uma jornada lúdica por rios e lendas brasileiras. A dança também ganha espaço com “A Disputa é Nervosa”, do projeto Lá da Favelinha, e com as apresentações e oficinas do programa Somos Comunidade, incluindo o grupo experimental Somos e a oficina de danças urbanas com Marlon Castro.  Além da exposição do Hacklab, ônibus itinerante e do coletivo Gambiologia que mostra experimentos eletrônicos, reaproveitamento de sucata, energia sustentável, arte e multimídia e ficará estacionado próximo a Sapucaí durante o dia.  

Na Casa Sapucaí, a artista Juliana Ferreira propõe o projeto Re’Cria, que estimula práticas sustentáveis por meio de crochê, macramê, mandalas e bordados. Na mesma temática, Carlota Borges promove uma oficina prática de upcycling, transformando roupas e gravatas usadas em peças novas, no projeto Remendo. E o espaço recebe, ainda, a festa Telecurso 2000, que resgata os hits dos anos 2000 em uma pista dançante.

As feiras têm ainda mais destaque. A Feira Estelar, reúne expositores no Espaço Comum Luiz Estrela com foco em cuidado, afeto, alimentação natural, trocas e cosméticos sustentáveis, além de apresentar o espetáculo Cabaré Fitness, da Trupe Estrela, que mistura arte política, diversidade e celebração por meio da linguagem do cabaré. Na Casa Baanko, o público encontra novamente a Feira Alimentos Saudáveis do Armazém do Campo. E os jardins da Casa Fiat de Cultura sediam a tradicional Feirinha Aproxima, com curadoria gastronômica assinada por Eduardo Maya.

A arte urbana estará presente no CRJ em um mural colaborativo promovido pelo CURA – Circuito Urbano de Arte, com intervenções de Valentino Pelé, Julianismo, Wanatta e Efe Godoy. Além disso, a exposição “Sustentasociabilidade”, assinada por Matéria Prima, apresenta registros de interação entre pessoas e natureza, e a artista Ananda Cola propõe a intervenção “Raízes do Amanhã”, com lambe-lambes afrocentrados e surrealistas.

No Museu de Artes e Ofícios, uma sequência de palestras promove a reflexão sobre os bastidores dos projetos culturais. Ana Cecília Assis propõe uma nova forma de produzir eventos, com foco em processos mais humanos. Victor Magalhães compartilha sua experiência com economia circular, enquanto Juliana Flores discute o impacto da arte sustentável no espaço urbano. O MAO ainda conta com a programação da Exposição Faina e a experiência do Espaço CEMIG SESI de Eficiência Energética, com distribuição de mudas. 

O debate segue no Palácio das Artes, com a palestra de Adriana Barbosa, criadora da Feira Preta.

DOMINGO | 11 de maio 

No domingo, a Virada Sustentável BH ocupa novos territórios finalizando a intensa programação. Na Praça da Assembleia, o projeto social Maha Karma Yoga promove uma vivência de bem-estar aberta ao público. Enquanto o Tweed Ride BH conduz um passeio de bicicletas antigas por praças emblemáticas do centro.

Na Rua Sapucaí, a programação segue com a Feira Paraíso Veg, distribuição gratuita de água, mudas e atividades sustentáveis. A Casa Sapucaí também mantém as oficinas e encerra o dia com o Baile do X, uma festa voltada para novos talentos da cena urbana, valorizando ritmos periféricos com linguagem contemporânea e forte identidade visual.

Mais música está presente no Palco Sapucaí, dentro do projeto “Manhãs Tranquilas”, a cantora Tiê apresenta seu repertório delicado e sensível, e Zeca Veloso traz sua voz marcante e suas composições autorais a um show solo. Completam a programação musical nomes como Luiza Cruz, o bloco Seu Vizinho, o multiartista DJ Brandu.

A programação infantil ganha destaque com o espetáculo Elefanteatro, da Cia Pigmalião Escultura que Mexe, que percorre a Sapucaí com um elefante gigante feito de embalagens recicláveis. Os Hortelões da Lagoinha oferecem uma oficina de plantio no bairro Lagoinha com Cida Barcelos, voltada também para crianças.

O Palácio das Artes recebe o espetáculo “Brinco de Ouro”, do grupo Lá da Favelinha, que une dança, estética periférica e ancestralidade negra. No Teatro Espanca, acontece mais uma edição do Hip-Hop Cypher Pipoca e Combate que dança, rap e reflexão crítica.

Cemig: a energia da cultura

A Cemig é a maior incentivadora da cultura em Minas Gerais e, ao longo de sua história, a empresa reforça o seu compromisso em patrocinar as expressões artísticas existentes no estado, de maneira a abraçar e acolher a cultura mineira em toda a sua diversidade. Os projetos e atrações patrocinados pela Cemig têm o objetivo de beneficiar o maior número de pessoas, nas diferentes regiões do estado, promovendo a democratização do acesso às práticas culturais. Ao investir, incentivar e impulsionar o crescimento do setor cultural em Minas Gerais, a Cemig contribui para dar vida à arte, refletindo o posicionamento da Companhia em ser uma indutora do desenvolvimento social e econômico de Minas Gerais.


SERVIÇO
Virada Sustentável – Edição Belo Horizonte
7 a 11 de maio de 2025
Entrada gratuita
Mais informações: https://www.instagram.com/viradasustentavelbh/

O post Virada Sustentável apareceu primeiro em Belo Horizonte MG.

]]>
Inteligência Artificial é grande destaque na nona edição do Hotmart FIRE https://belohorizontemg.com.br/hotmart-fire/ Wed, 04 Sep 2024 18:36:47 +0000 https://belohorizontemg.com.br/?p=3622 Cerca de 8 mil pessoas estiveram no Expominas, em Belo Horizonte, entre os dias 29 e 31 de agosto. Festival movimentou mais de R$ 60 milhões e teve participantes de 27 países O Hotmart FIRE, evento referência do mercado digital e Creator Economy (Economia dos Criadores de Conteúdo) encerrou, no último dia 31, sua nona edição […]

O post Inteligência Artificial é grande destaque na nona edição do Hotmart FIRE apareceu primeiro em Belo Horizonte MG.

]]>
Cerca de 8 mil pessoas estiveram no Expominas, em Belo Horizonte, entre os dias 29 e 31 de agosto. Festival movimentou mais de R$ 60 milhões e teve participantes de 27 países

Hotmart FIRE, evento referência do mercado digital e Creator Economy (Economia dos Criadores de Conteúdo) encerrou, no último dia 31, sua nona edição no Expominas, em Belo Horizonte, com grandes números e novidades. Cerca de 8 mil pessoas estiveram presentes, de 27 países , para aprender, fazer networking ou se atualizar com as tendências do setor. A inteligência artificial, inclusive, foi um dos grandes destaques do festival, com o anúncio da nova versão do Hotmart Tutor, um assistente inteligente, e uma tecnologia de dublagem e lip sync.


O Hotmart Tutor promete revolucionar o ensino online ao aprender os conteúdos dos criadores e responder dúvidas dos alunos em tempo real, 24 horas por dia, via chat. A novidade, já acessível para todos os usuários no Brasil, foi destacada durante a palestra do CEO e cofundador da Hotmart, João Pedro Resende, na abertura do evento, que também revelou a tecnologia de dublagem automática e lip sync personalizada. Durante o festival, participantes da área VIP puderam testar essa ferramenta que traduz conteúdos para diversos idiomas, inclusive com a sincronização da imagem dos lábios de quem fala, ampliando o alcance global e eliminando barreiras linguísticas. Por enquanto, a ferramenta segue em desenvolvimento.


A inteligência artificial também esteve em outras discussões, como o painel “Inteligência Artificial – Nada será como antes. Será?”, com o quarteto de filósofos Leandro Karnal, Luiz Felipe Pondé, Mario Sergio Cortella e Clóvis de Barros Filho, que tratou do impacto da IA em diversos âmbitos da sociedade, como por exemplo, a educação. Já no painel “Vem aí a regulação da IA – O que esperar?”, Magali Prado, Luiz Gustavo Pacete e Carlos Affonso discutiram sobre a ética na inteligência artificial e como a tecnologia impactará quem cria e consome conteúdo ou produtos digitais.


Impacto econômico e outros números


Além dos 27 países presentes no evento, o Hotmart FIRE 2024 contou com participantes de todos os estados do Brasil, o que trouxe mais de R$ 60 milhões injetados durante o período na economia da capital mineira. O impacto econômico considera os investimentos em produção, montagem e ativação de marcas, logística, bilheteria, hospedagem e alimentação durante o período. 


Para disponibilizar um festival de tal porte, 790 colaboradores da empresa foram envolvidos na organização, além de aproximadamente 1,3 mil terceiros. No total, foram mais de 140 palestrantes presentes, em cinco palcos simultâneos, totalizando mais de 100 horas de conteúdo.


O evento contou ainda com 33 patrocinadores e 34 parceiros que estiveram presentes em estandes, ativações, programação do evento, área de alimentação e outros espaços. A Creator Hall, espaço de feira de negócios do Hotmart FIRE, teve a sua maior ocupação do ano, com 48 expositores. No total, 67 marcas estiveram envolvidas no Hotmart FIRE, trazendo conexões, experiências e conteúdo.


Tais números ajudaram a posicionar o Hotmart FIRE como um dos principais eventos de Creator Economy e mercado digital em nível global. “Estamos muito felizes com a repercussão que o Hotmart FIRE 2024 teve este ano, comprovando a dimensão da Creator Economy não só no Brasil, mas em todo mundo. Foi muito rico ver pessoas de diversos países trocando experiências e aprendendo em paineis e palestras. Esperamos que em 2025 o festival continue inspirando e alavancando as carreiras de muitos outros criadores e profissionais do setor”, afirma Ana Beatriz Carretero, VP de marketing da Hotmart.


Edição histórica de 10 anos


A edição 2025 do Hotmart FIRE já tem data marcada, nos dias 28, 29 e 30 de agosto de 2025, também no Expominas, em Belo Horizonte (MG). O escritor, professor, empreendedor e palestrante de marketing e inovação Scott Galloway foi o primeiro palestrante anunciado e será um dos nomes internacionais a compor a programação da edição histórica de 10 anos do evento.


Scott Galloway é professor na NYU Stern School of Business. Atuou nos conselhos de administração da New York Times Company, da Urban Outfitters e da Haas School of Business (University of California, Berkeley). Também é autor dos best-sellers “Os quatro”, “A álgebra da felicidade”, “Depois do corona”, “Adrift: America in 100 Charts” e, mais recentemente, “A álgebra da riqueza: uma fórmula simples para o sucesso”. Seus podcasts The Prof G Pod e Pivot, a newsletter No Mercy / No Malice e seu canal no YouTube The Prof G Show já alcançaram milhões de seguidores.


Os ingressos do Hotmart FIRE 2025 já podem ser adquiridos a partir de R$ 1.697, no site fire.hotmart.com. 


Serviço:

Hotmart FIRE 2025

Datas: 28, 29 e 30 de agosto de 2025

Local: Expominas em Belo Horizonte, MG (Av. Amazonas, 6200 – Gameleira)

Ingressos: a partir de R$ 1.697, no site fire.hotmart.com

O post Inteligência Artificial é grande destaque na nona edição do Hotmart FIRE apareceu primeiro em Belo Horizonte MG.

]]>
A Expocachaça, maior feira de cachaça do mundo, reúne em 4 dias de eventos mais de 250 Expositores https://belohorizontemg.com.br/expocachaca-2024/ Tue, 02 Jul 2024 19:17:06 +0000 https://belohorizontemg.com.br/?p=3565 A Expocachaça, maior feira de cachaça do mundo, reúne de 4 a 7 de Julho no Centerminas mais de 250 Expositores.

O post A Expocachaça, maior feira de cachaça do mundo, reúne em 4 dias de eventos mais de 250 Expositores apareceu primeiro em Belo Horizonte MG.

]]>
Evento migra para o novo espaço de eventos da capital mineira – o Centerminas – e amplia frentes com a realização simultânea da 2ª edição do Minas+Doce e da 17ª BrasilBier

De 4 a 7 de julho de 2024, a primeira e mais importante vitrine mundial da cadeia produtiva e de valor da cachaça – a Expocachaça – chega a sua 33ª edição, desta vez, ocupando o novo espaço de eventos de Belo Horizonte: o Centerminas Expo (Av. Pastor Anselmo Silvestre, 1495 – União, BH/MG).

Duzentos e cinquenta expositores de todas as regiões do Brasil apresentam uma variedade de mais de 2000 diferentes produtos entre cachaça, gin, cervejas especiais, queijo, azeite, vinho e doçaria mineira. Há ainda uma forte participação de empresas fornecedoras de equipamentos e suprimentos para os setores como Moendas, Alambiques, Dornas, Caldeiras, Empresas de Garrafas, Empresas de Serviços, Laboratórios, entre outras. Mais dois eventos acontecem dentro da Expocachaça, que tem a tradição de ancorar outras cadeias produtivas: a 2ª edição do Minas+Doce e a 17ª BrasilBier.

Em sua 33ª edição, a Feira acumula números expressivos: público acumulado de 2 milhões e 243 mil visitantes; R$480 milhões de negócios realizados nas feiras e no pós-feiras, além de R$128 bi em mídia espontânea em todos esses anos. Para 2024, espera-se receber cerca de 20 a 25 mil pessoas, gerando um total de R$30 milhões em negócios. “Realizar um evento de um produto que tem a mais alta carga tributária do Brasil é sempre um grande desafio. Principalmente agora em julho, que será discutido na Câmara dos Deputados o Imposto do Pecado, taxando ainda mais a cachaça e outras bebidas. Chegamos a pagar 81,3% de imposto e a Inconfidência Mineira aconteceu pelo Quinto do Ouro, que era 20%. O setor movimenta no Brasil cerca de 16 bilhões de reais/ano segundo a Euromonitor internacional, dos quais 80% é consumido por impostos. Ou seja, apesar de tudo, o pequeno produtor ainda busca fôlego e ânimo para participar de eventos e sobreviver neste cenário de tanta insensatez e injustiça com o produto que mais tem a cara brasileira e é a bebida nacional do Brasil por Decreto Federal. Por isso, ficamos felizes em recebê-los, vindos de 19 estados. É, sem dúvida, uma grande vitrine para todos”, explica José Lúcio Mendes, presidente da Expocachaça.

Para José Lúcio, a Expocachaça “é uma oportunidade singular para produtores artesanais de bebidas e da doçaria, vinícolas e produtores de azeite apresentarem seus produtos a um público que aprecia produtos de qualidade, além de estreitar contatos com uma rede de distribuidores, empresários e empreendedores influentes no ramo gastronômico, turístico e hoteleiro”.

Mesmo com a tragédia do Rio Grande do Sul, um estande coletivo da Aprodecana, com 10 expositores de cachaça, marcará presença na Feira; além da Secretaria de Turismo da Bahia , com doze expositores; da Agopcal de Goiás, com oito produtores; da APACS de Salinas com 26 associados, entre outros.

A Feira também apresenta a 17ª BrasilBier, unindo as cadeias produtivas de bebidas: a cachaça de alambique e as cervejas artesanais de nomes como Krug Bier, Laut Bier, Slod, Albanos, Verace, entre outras outras. “Teremos também gin, outros destilados, licores, bebidas mistas e diversas outras”, conta José Lúcio.

O evento conta com o patrocínio master da Cemig por intermédio da Lei de Incentivo à Cultura do Governo de Minas e patrocínio do Sicoob Divicred; Apoio da Belotur e da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte.

2ª edição do Festival Minas+Doce acontece simultaneamente

Segundo dados da Emater, em 2023, Minas Gerais possuía 864 agroindústrias familiares de doces, com uma produção estimada de 1514 toneladas por ano. Pensando em dar mais visibilidade a esse mercado, a Expocachaça realiza a 2ª edição do Festival Minas+Doce, mais uma iniciativa para valorizar outra cadeia produtiva de pequenos produtores e que valoriza a doçaria feita em Minas e conta com a curadoria da professora e mestre em gastronomia e sustentabilidade, Rosilene Campolina. 

Produtos como doces e quitandas tradicionais e contemporâneas; o rocambole de Lagoa Dourada; a goiabada de Ponte Nova; o doce de leite da Serra Negra, uma associação de vinícolas de Minas Gerais, uma uma associação de azeites da Serra da Mantiqueira a Assoolive, e entre outros, serão apresentados.

Ao todo, 44 estandes participam do Minas + Doce , incluindo as Associações mencionadas de produtores de vinhos, azeites e queijos, alguns deles premiados nacional e internacionalmente. Além disso, a Feira vai realizar também aulas shows e oficinas com entrada gratuita e inscrição no local, 30 minutos antes de cada aula. Participam das aulas os chefs Marlon Sérgio, Léo Gomes, Samuel Nolasco, Ricardo Penna, Arlen Fortes, Mel Marinho, Márcio Almeida, Heloísa Nunnes, Danilo Simões, Omar Brito, Flávio Trombino e Maria José. Outro destaque é o Estande Origem Minas do Sebrae, com 20 expositores. 

“O Minas+Doce vem para valorizar e divulgar a doçaria mineira, promovendo seu reconhecimento como potencial gastronômico, turístico e hoteleiro”, explica Rosilene.

Como se trata da Expocachaça, diversos produtores, doceiros e confeiteiras irão oferecer iguarias feitas também com a bebida como trufas de caipirinha, balas de caramelo com limão siciliano e cachaça, biscoitos decorados e aromatizados com cachaça e a “quecachaça” – a tradicional queca perfumada com cachaça e recheada com compota de jabuticaba e o sorvete com cachaça da Migarba.

“Queremos levar a cultura alimentar mineira, com seus alimentos, elementos e utensílios que fazem parte deste cenário histórico e cultural, como o tacho de cobre e as panelas de ferro. O fogão à lenha também estará presente na Arena Gastronômica”, complementa a curadora.


Shows

A Expocachaça também apresenta uma programação cultural para todos os públicos. Confira:

Na quinta, dia 04/07, se apresentam as bandas Beatles Rock Show e Lurex.
Na sexta, 05/07, tem Banda Creedence e Rock Beats.
Já no sábado, 06/07, shows da Banda Saidera (Tributo Skank) e o melhor do sertanejo com Welinton Costa e Gabriel.
Para terminar, no domingo, 07/07, se apresentam as bandas Putz Grilla e Dib Six.

Os ingressos estão à venda pelo site da Expocachaça por R$50,00 (inteira) e

R$25,00 (meia entrada). Há também o passaporte para todos os dias vendido

por R$110,00 e R$80,00 (meia entrada), e o passaporte galera.


Serviço ___________________

33ª Expocachaça e 2ª Minas+Doce

Data: 4 a 7 de julho

Funcionamento: de quinta a sábado, das 12h à 00h

Domingo, das 12h às 22h

A bilheteria encerra 1h antes do encerramento

Local: Centerminas Expo -4º Andar

Av. Pastor Anselmo Silvestre, 1495, 4º Andar, União, BH/MG, CEP: 31170-678

Shows:

04/07, quinta-feira

19h: Beatles Rock Show

21h30: Lurex

05/07, sexta-feira

19h: Banda Creedence

21h30: Rock Beats

06/07, sábado

19h: Banda Saidera (Tributo Skank)

21h30: Welinton Costa e Gabriel

07/07, domingo

17h: Putz Grilla

19h30: Dib Six

Ingressos: R$50 (inteira) e R$25 (meia) pelo site da Expocachaça

Passaporte para todos os dias: R$110,00 e R$80,00 (meia entrada) Passaporte Galera: R$120,00: 4 ingressos para um único dia

O post A Expocachaça, maior feira de cachaça do mundo, reúne em 4 dias de eventos mais de 250 Expositores apareceu primeiro em Belo Horizonte MG.

]]>
Com degustação de mais de 200 rótulos e a presença dos produtores, o evento vem mostrar a excelência do vinho brasileiro, com foco especial para a produção de Minas Gerais https://belohorizontemg.com.br/vinho-na-vila/ Mon, 01 Apr 2024 16:25:43 +0000 https://belohorizontemg.com.br/?p=3500 Nos dias 20 e 21 de abril, chega a Belo Horizonte mais uma edição do maior festival de vinhos nacionais: o Vinho na Vila.  O evento acontece no Parque do Palácio das Mangueiras, com uma programação dedicada a promover a excelência do vinho brasileiro, com degustações, palestras, feira, wine bar, atrações musicais e cozinha show. […]

O post Com degustação de mais de 200 rótulos e a presença dos produtores, o evento vem mostrar a excelência do vinho brasileiro, com foco especial para a produção de Minas Gerais apareceu primeiro em Belo Horizonte MG.

]]>
Nos dias 20 e 21 de abril, chega a Belo Horizonte mais uma edição do maior festival de vinhos nacionais: o Vinho na Vila. 

O evento acontece no Parque do Palácio das Mangueiras, com uma programação dedicada a promover a excelência do vinho brasileiro, com degustações, palestras, feira, wine bar, atrações musicais e cozinha show. Mais de 200 rótulos de vinho estarão disponíveis, com a presença de vinícolas de todo o país.

“O Vinho na Vila foi criado para descomplicar e aproximar o vinho das pessoas, além de fomentar o interesse pela produção das vinícolas nacionais. Nós temos vinhos de grande qualidade em todo o Brasil, e que não ficam para trás do que é feito no velho mundo. Queremos apresentar esses rótulos e, para fazer isso, nada melhor do que o próprio produtor”, aponta a organizadora, Larissa Fin. 

Para a edição de Belo Horizonte, foram convidadas vinícolas de todo o país, com um recorte para as de origem mineira, com a presença de cada responsável. Eles próprios irão guiar a degustação de seus produtos, interagir com o público e contar suas histórias. Entre as confirmadas estão as vinícolas  mineiras Tenuta Giarolla, Cave das Vertentes, Luiz Porto, Likewine e Primeira Estrada; as gaúchas Audace, Vinícola Miolo, Terraças, ArteViva, Garbo e Buffon.

Já estão à venda os ingressos para as sessões de degustação que permitirão aos entusiastas, conhecedores ou curiosos do mundo dos vinhos experimentar, com liberdade, todos os rótulos disponíveis. Em duas versões, Regular e VIP, a entrada dá direito a um passeio de, em média, três horas na área restrita, para conhecer os stands das vinícolas, degustar os produtos e participar de programações exclusivas. Cada pessoa receberá um Kit Vinho na Vila, com taça de cristal, ecobag e garrafa de água. O ingresso VIP também dá direito a acesso ao Lounge CasaVitis, com mesa de queijos, área de descanso e carregador de compras, acesso antecipado à sessão de degustação, entre outras facilidades. 

Já em sua parte gratuita, o evento vai contar com opções gastronômicas variadas; feirinha de produtores locais; wine bar com platters de queijos e frios, drinks e vinhos na taça para harmonizar; música ao vivo; masterclasses com temas da enologia; cozinha show; e muito mais. A programação completa será divulgada em breve nas redes sociais do Vinho na Vila. 

Sobre o Vinho na Vila

O Vinho na vila surgiu em 2016, em São Paulo, para valorizar e apresentar os vinhos das pequenas vinícolas familiares ao grande público, e continua com o propósito até hoje. Desde então, já foram mais de 30 edições em diversas cidades do Brasil como Campinas, Rio de Janeiro, Brasília, Salvador, Florianópolis e Vitória, sempre valorizando o terroir e os produtores de cada localidade. Por trás do evento está a Casa Vitis, da especialista em enogastronomia Larissa Fin, e que desenvolve uma série de empreendimentos no segmento, que inclui winebars e e-commerce de vinhos.

SERVIÇO:

VINHO NA VILA – BH

Data: 20 e 21 de abril

Horário: 14h às 22h

Local: Parque do Palácio – Rua Arquiteto Rafaelo Berti,330 – Portaria 1, Belo Horizonte 

Ingressos para as sessões de degustação – entradas às 14h ou às 18h: 

https://bileto.sympla.com.br/event/92378/d/246966/s/1683877

Ingresso Regular

-Kit Vinho na Vila, contendo: Taça de cristal personalizada do evento, ecobag, 1 garrafa de água, acesso a sessão de degustação livre de 3h de duração.

Descrição Ingresso VIP

-Acesso ao Lounge CasaVitis, incluindo:

• Kit Vinho na Vila (Taça de cristal personalizada, ecobag, 1 garrafa de água, degustação de todos os rótulos);

• Brindes extra: porta taça de pescoço e broche personalizado VIP;

• Acesso à área exclusiva com mesa de queijos, água a vontade, carregador de celular, mesas e cadeiras para descanso e serviço de carregador de compras;

• Acesso exclusivo antecipado de 30 minutos à degustação – VIPs têm meia hora adicional para degustar antes do início oficial da sessão;

• Duas taças à escolha no Winebar (bebida);

• Cashback R$100 para aderir ao Clube CasaVitis em qualquer modalidade.

Instagram: @vinhonavila

O post Com degustação de mais de 200 rótulos e a presença dos produtores, o evento vem mostrar a excelência do vinho brasileiro, com foco especial para a produção de Minas Gerais apareceu primeiro em Belo Horizonte MG.

]]>
Feirinha Aproxima comemora 10 anos em 2024 https://belohorizontemg.com.br/feira-aproxima/ Mon, 26 Feb 2024 17:07:06 +0000 https://belohorizontemg.com.br/?p=1422 Feirinha Aproxima comemora 10 anos em 2024. 1ª edição deste ano acontece no sábado, 2 de março, em torno do Museu Abílio Barreto, dando finalmente início às comemorações.

O post Feirinha Aproxima comemora 10 anos em 2024 apareceu primeiro em Belo Horizonte MG.

]]>
Primeira edição deste ano acontece no sábado, 2 de março, em torno do Museu Abílio Barreto, dando finalmente início às comemorações.

Pioneira no mercado de eventos gastronômicos de rua em Minas Gerais, a Feirinha Aproxima completa uma década em 2024, ano que será inteiramente dedicado às comemorações do projeto idealizado pelo chef Eduardo Maya. A primeira edição acontece neste sábado, 02 de março, das 10h às 17h, no entorno do Museu Histórico Abílio Barreto, com um elenco especial de expositores, escolhidos à dedo pelo curador. 

A primeira Feirinha Aproxima de 2024 contará, com delícias da culinária mineira e de várias outras partes do Brasil e do mundo. A tradicional Würscha – pão com linguiça criado especialmente para a feirinha – é presença garantida, assim como a Pitza 1780, o Classe A, Restaurante do Porto, Alcici Cozinha Árabe, os chefs Ederson Campos, Cidinha Lamounier e Alê Mendonça e muitas outras delícias. 

Os amantes de gin poderão experimentar drinks exclusivos assinados pelo mais premiado do mundo, o mineiro O’GIN. Para os apaixonados por cerveja, não faltarão opções, dessa vez com sete representantes das melhores artesanais do estado presentes: Krug Bier, Slod, Albano’s, Laut, Verace, Mythic e Vinil. A sobremesa está garantida com a Sorveteria Universal, deliciosos cookies e outras opções provadas e aprovadas por Eduardo Maya. A LeFer Brasil também está confirmada com suas panelas de ferro e acessórios de cozinha. Outro expositor que volta à Feirinha é o studio Find Tattoo, com flashes tattoos que poderão ser feitas na hora.

A parceria de sucesso com o Sebrae reforça o mix da Feirinha Aproxima, com a seleção de algumas iniciativas que trazem produtores de todo o estado. O compromisso social do evento se mostra na participação do projeto Viva Down que irá desempenhar um importante papel na recepção dos visitantes, além de uma barraca vendendo produtos e arrecadando fundos para a entidade. 

A Feirinha Aproxima tem desempenhado um papel fundamental ao longo da última década, aproximando os belo-horizontinos de toda a riqueza da gastronomia mineira. “Chegar aos 10 anos é uma alegria imensa. O Projeto Aproxima nasceu com a missão de unir pessoas por meio da comida e da cultura, e ver esse propósito se fortalecer ao longo do tempo é motivo de grande satisfação”, afirma Eduardo Maya. 

O espaço kids continua a ser uma atração gratuita para os visitantes, proporcionando diversão para toda a família. A Feirinha Aproxima ainda é pet friendly e tem entrada gratuita.

Um Projeto que Aproxima Pessoas e Paladares

Desde a sua primeira edição, realizada em 12 de julho de 2014, no estacionamento do Mercado Distrital do Cruzeiro, a Feirinha Aproxima tornou-se um ícone da gastronomia em Belo Horizonte. Nesses 10 anos, o projeto percorreu diversos locais da cidade, incluindo a Savassi, Praças da Liberdade, Assembleia e JK, Pampulha, Buritis, shoppings BH e Diamond Mall, o pátio da Faculdade Arnaldo, Expominas, Mercado Novo, entorno do Museu Abílio Barreto, os bairros Prado, Lourdes, Centro, Vila da Serra e Barreiro, o Parque do Palácio das Mangabeiras e a Casa Fiat de Cultura. A missão sempre foi clara: aproximar o público de BH de toda a riqueza da gastronomia mineira.

Pouca gente sabe, mas a origem dos festivais cervejeiros em Minas Gerais remonta à Feirinha Aproxima. A partir da participação de algumas cervejarias nas duas primeiras edições, o projeto elevou o patamar ao valorizar as cervejas artesanais do estado, convidando as principais cervejarias mineiras para a terceira edição. Em 2014, o Projeto Aproxima expandiu seu alcance até São Paulo, consolidando-se como um sucesso em BH e fortalecendo sua proposta sólida de valorizar Minas pela gastronomia, muito antes de recebermos o título de Cidade Criativa pela Unesco.

A Feirinha Aproxima é um evento realizado periodicamente para reunir expositores locais e renomados do estado, valorizando a riqueza gastronômica de Minas Gerais e proporcionando momentos únicos de prazer e experiência aos visitantes. O Projeto nasceu com o objetivo de valorizar o pequeno produtor, a economia familiar e a gastronomia regional. Para isso, são realizadas feirinhas mensais em espaços públicos de Belo Horizonte, nas quais são comercializados produtos de todas as regiões de Minas.

Expectativas para 2024 

Para as próximas edições em 2024, Eduardo Maya compartilha: “Espero que possamos surpreender ainda mais, mantendo a tradição de oferecer eventos de qualidade, unindo a comunidade em torno da nossa rica culinária. Temos um ano inteiro para comemorar a primeira década de sucesso da nossa Feirinha Aproxima”, comemora.

SERVIÇO

FEIRINHA APROXIMA – ESPECIAL DE VERÃO / 10 ANOS APROXIMA 

Local: Entorno Museu Histórico Abílio Barreto

Data: Sábado, 02/03 – de 10h às 17h

Entrada gratuita, sem necessidade de retirar ingressos.

Instagram: @projetoaproxima

O post Feirinha Aproxima comemora 10 anos em 2024 apareceu primeiro em Belo Horizonte MG.

]]>
Férias Divertidas no Memorial propõem diversão e conhecimento para a criançada https://belohorizontemg.com.br/memorial-vale/ Fri, 05 Jan 2024 13:38:54 +0000 https://belohorizontemg.com.br/?p=3371 O "Férias Divertidas no Memorial Vale" está de volta com oficinas, atividades lúdicas e jogos, tudo de forma gratuita.

O post Férias Divertidas no Memorial propõem diversão e conhecimento para a criançada apareceu primeiro em Belo Horizonte MG.

]]>
O “Férias Divertidas no Memorial Vale” está de volta com oficinas, atividades lúdicas e jogos, tudo de forma gratuita, entre os dias 17 e 21 de julho.

O Memorial Vale convida as crianças e suas famílias para uma programação especial durante as férias de julho. Voltadas para crianças de diferentes faixas etárias, as atividades tem vagas limitadas. As inscrições para as oficinas podem ser feitas pelo site do Memorial Vale.. Já os ingressos para as demais atividades podem ser retirados 30 minutos antes de cada sessão na recepção do museu. 

O Memorial Vale, um dos espaços culturais do Instituto Cultural Vale, fica na Praça da Liberdade, em Belo Horizonte, e tem entrada gratuita. Saiba mais em https://memorialvale.com.br/pt/ .

A programação inclui oficinas de carimbos e postais, caça ao tesouro, visitas guiadas interativas, oficinas de pintura e estandartes, contação de histórias e o jogo Tralalá. As “Férias Divertidas no Memorial Vale” tem o objetivo de proporcionar momentos de aprendizado, alegria e descontração para toda a família. 

Confira as atividades da programação:

  • Oficina de carimbos e postais: os participantes irão criar um postal próprio e compartilhar memórias afetivas com uma pessoa querida. (17/07, quarta-feira, das 14h às 16h) 
  • Caçadores da Memória: as crianças são convidadas a desvendar os mistérios do museu e resgatar memórias perdidas em uma aventura emocionante. (17, 18 e 19 de julho, quarta à sexta às 10h30 – sessão de sexta-feira terá intérprete de libras) 
  •  Visitas brincantes: descubra as histórias de Minas Gerais através de roteiros divertidos que exploram as exposições do museu. Para crianças de 4 anos ou mais, adolescentes e seus acompanhantes. (17 a 21 de julho, quarta-feira à sábado, com sessões às 11h e às 14h – sessão de sábado às 11h terá intérprete de libras) 
  •  Oficina de pintura – Pincelando cores: aquarela no museu: oportunidade de experimentar as tintas aquarela e explore suas possibilidades criativas com dinâmicas que envolvam o estudo das cores, o gesto e a imaginação . (18/07, quinta-feira, das 14h às 16h) 
  •  Oficina de estandartes e memórias: crianças de 5 anos ou mais e adolescentes poderão construir estandartes a partir de memórias afetivas usando materiais diversos e técnicas artísticas livres (19/07, sexta-feira, das 14h às 16h) 
  •  Ninho de leitura: momento de entrar no mundo dos livros através da imaginação e das palavras em um ambiente acolhedor para bebês e crianças pequenas. (20 e 21/07, sábado e domingo, às 10h30 para bebês de 0 a 2 anos e 11h15 para crianças de 3 a 5 anos)
  • Jogo Tralalá: oportunidade de viver uma aventura pelos caminhos de Minas Gerais e compartilhar conhecimentos sobre as memórias do Estado. (sábado, 20/07, às 15h; domingo, 21/07, às 14h)

Serviço: Memorial Minas Gerais Vale

Endereço: Praça da Liberdade, nº 640, esquina com Rua Gonçalves Dias, Savassi.

Horário de funcionamento: Quarta, sexta e sábado: das 10h às 17h30, com permanência até as 18h. Quinta, das 10h às 21h30, com permanência até as 22h. Domingo, das 10h às 15h30, com permanência até as 16h. Entrada Gratuita

O post Férias Divertidas no Memorial propõem diversão e conhecimento para a criançada apareceu primeiro em Belo Horizonte MG.

]]>
Férias na casa fiat de cultura | 2024 https://belohorizontemg.com.br/casa-fiat-cultura/ Fri, 05 Jan 2024 13:29:46 +0000 https://belohorizontemg.com.br/?p=3368 Programação especial gratuita na Casa Fiat de Cultura conta com exposições, atividades lúdicas, piquenique e ateliê de carnaval

O post Férias na casa fiat de cultura | 2024 apareceu primeiro em Belo Horizonte MG.

]]>
Programação especial gratuita na Casa Fiat de Cultura conta com exposições, atividades lúdicas, piquenique e ateliê de carnaval

Até fevereiro, a Casa Fiat de Cultura oferece uma série de atividades gratuitas para toda a família. A programação traz desde jogos educativos a piquenique na Pampulha, visitação às exposições e ateliê  para confecção de adereços carnavalescos. A maior parte das  atividades especiais giram em torno da temática da exposição “ARTE BRASILEIRA: a coleção do MAP na Casa Fiat de Cultura”, em cartaz até 4 de fevereiro de 2024, que apresenta uma coleção rara de cerca de 200 obras, nunca expostas em conjunto, que passa pelos mais importantes movimentos artísticos do país nos séculos 20 e 21.

Durante as férias escolares, o Programa Educativo da Casa Fiat de Cultura convida o público infantojuvenil e suas famílias a participarem de uma caça aos tesouros escondidos por Okè, a Montanha, na exposição “Caça aos tesouros da arte brasileira​​. A atividade tem caráter coletivo e vai promover estímulos lúdicos para o aprendizado sobre o acervo artístico do MAP. Desenvolvendo um trabalho em equipe, os participantes serão divididos em dois grupos que disputarão um troféu, desvendando pistas e interagindo com as obras presentes na galeria. A atividade acontece sempre aos domingos, dias 7, 14, 21 e 28 de janeiro, das 11h às 12h. As inscrições podem ser feitas gratuitamente na entrada da galeria até 10 minutos antes de cada horário. Sujeito à lotação.  

No sábado, dia 20 de janeiro, das 10h às 16h, o Passeio pela História – Piquenique na Pampulha oferece ao público uma oportunidade única de transitar pela memória de Belo Horizonte, apreciar alguns dos projetos arquitetônicos mais conhecidos da cidade, compartilhando momentos de alegria e imersão no patrimônio artístico e cultural da capital mineira. 

O percurso terá início na Casa Fiat de Cultura na exposição “ARTE BRASILEIRA”: a coleção do MAP na Casa Fiat de Cultura”, e continuará na Capela de Santana, que fica nos jardins da instituição. Logo após, os participantes farão uma parada no hall de entrada da instituição, onde poderão conhecer o painel “Civilização Mineira”, de Candido Portinari, maior quadro do artista em Minas Gerais. Em seguida, o grupo partirá em excursão para a orla da Lagoa da Pampulha, onde poderão apreciar a beleza das edificações que compõem o conjunto modernista assinado por Oscar Niemeyer e vivenciar momentos descontraídos em um piquenique na Pampulha. O transporte gratuito será feito de ônibus para os inscritos, saindo e retornando da Casa Fiat de Cultura.

CARNAVAL – Em janeiro, o “Ateliê Aberto de Carnaval: Criar e recriar adereços de Carnaval para o amanhã” apresenta uma proposta inovadora de criar adereços duradouros e personalizados, rompendo com a temporalidade efêmera do Carnaval. O objetivo é criar brincos, colares e braceletes que tragam alegria do carnaval o ano todo. Esse ateliê aberto colocará à disposição materiais especiais remanescentes para criação desses adereços “amor pra vida”, a partir de técnicas como cartonagem, tapeçaria, costura, colagem, entre outras, com a orientação de profissionais especialistas na área.. As atividades do ateliê vão ocorrer nas sextas, sábados e domingos, entre 5 de janeiro a 4 de fevereiro de 2023, das 10h30 às 12h e das 15h às 17h. A participação também é livre, sujeita a lotação do espaço.  

Exposição ARTE BRASILEIRA: a coleção do MAP na Casa Fiat de Cultura

Um verdadeiro encontro entre o utópico mundo do modernismo e o universo experienciado por quem vive Minas, promovendo um novo olhar sobre a arte brasileira. Esta é a proposta da exposição “ARTE BRASILEIRA: a coleção do MAP na Casa Fiat de Cultura”. Realizada através da parceria entre a Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Fundação Municipal de Cultura e a Casa Fiat de Cultura, a mostra reúne a relevante coleção do Museu de Arte da Pampulha (MAP). São exibidas cerca de 200 obras – a maior montagem já feita fora do MAP – que atravessam a arte brasileira entre os séculos XX e XXI para reafirmar a importância de um acervo que passa pelos principais movimentos da arte contemporânea brasileira, com artistas e ações que reverberam para além do país. A curadoria é de Marcelo Campos, curador do Museu de Arte do Rio (MAR) e um dos mais atuantes na cena nacional, e de Priscila Freire, ex-diretora do MAP, cuja atuação é pioneira à frente dos museus do Brasil. A mostra ficará em cartaz até 4 de fevereiro de 2024, com entrada gratuita. 

A exposição “ARTE BRASILEIRA: a coleção do MAP na Casa Fiat de Cultura” é uma realização da Casa Fiat de Cultura, da Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura, e do Ministério da Cultura, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Conta com o patrocínio da Fiat e do Banco Safra, copatrocínio do Banco Stellantis e da Brose, apoio institucional do Circuito Liberdade e apoio do Governo de Minas e do Programa Amigos da Casa. 

Bate-papos e visitas temáticas em janeiro – O “Diálogos MAP na Casa Fiat de Cultura” trará na quarta-feira, dia 17 de janeiro, das 19h30 às 21h, uma conversa com a poeta, ensaísta, dramaturga e professora Leda Maria Martins com entrada gratuita. A atividade integra o ciclo de palestras da exposição “ARTE BRASILEIRA: a coleção do MAP na Casa Fiat de Cultura” que homenageia – por meio do núcleo “Novos Bustos” – grandes pensadores nacionais: Ailton Krenak, Leda Maria Martins e Conceição Evaristo. O bate-papo parte do conceito de Tempo Espiralar que atravessa a obra de Leda e inspira um dos módulos da exposição, intitulado “Pampulha Espiralar: Um Lar, Um Altar”. Neste núcleo a fundamental teoria de Leda Maria Martins conduz as reflexões sobre os gestos do corpo e os mecanismos identitários entre a África e o Brasil.  O evento é uma realização da Casa Fiat de Cultura, da Prefeitura de Belo Horizonte e do Instituto Lumiar e integra o programa “Museus Pampulha – Diálogos MAP” que promove encontros com artistas e pesquisadores de forma a incentivar e instigar o pensamento e a produção artística em Belo Horizonte. A entrada é gratuita com retirada de ingressos pela Sympla.

No mês de janeiro também serão realizadas duas Visitas Temáticas à exposição. A primeira delas será no sábado, dia 13 de janeiro, das 10h às 11h, com o tema “Pelos Metais de Minas”. Das atividades desenvolvidas em Minas Gerais, os metais são uma das riquezas e estão presentes em diversas produções artísticas. Por isso, o percurso explora as obras em metal exibidas na exposição “ARTE BRASILEIRA: a coleção do MAP na Casa Fiat de Cultura”. Serão apresentadas a partir desta temática as obras dos artistas Amilcar de Castro, Marilá Dardot, Luana Vitra, Renato Madureira, Iole Freitas e Paulo Nazareth. As inscrições podem ser feitas gratuitamente na entrada da galeria até 10 minutos antes do horário de início da atividade. Sujeito à lotação. 

No sábado, dia 27 de janeiro, das 10h às 11h, será realizada a visita temática “Lentes do mundo” em homenagem ao Dia Nacional da Fotografia (celebrado em 8 de janeiro). Para marcar a data, os programas educativos do Museu de Arte da Pampulha (MAP) e da Casa Fiat de Cultura farão um percurso que explora as fotografias da exposição debatendo as escolhas, enquadramentos e técnicas de revelação fotográfica adotados pelos artistas fotógrafos presentes na mostra. A partir desta temática, o percurso contemplará as obras de Marcel Gautherot, Italo Almeida, Froiid, Pedro Neves, Paulo Nazareth, Rosângela Rennó, Nydia Negromonte, Retratistas do Morro e Sara Ramo. As inscrições podem ser feitas gratuitamente na entrada da galeria até 10 minutos antes do início da atividade. Sujeito à lotação.   

Exposição “o lugar na palavra”

Uma reflexão sobre o cotidiano e a percepção dos lugares, por meio da escrita e do desenho. A artista gaúcha Fernanda Fedrizzi apresenta, na Casa Fiat de Cultura, a mostra “o lugar na palavra”. As obras, compostas por cartazes e publicações, poderão ser manuseadas e lidas pelo público. Escolhida no 6º Programa de Seleção da Piccola Galleria da Casa Fiat de Cultura, a exposição ficará em cartaz até 21 de janeiro de 2024. Nela, apresenta-se a produção poética da artista, que questiona os sentidos e significados que podem ser empregados às palavras e expressões, assim como a possibilidade de compreensão do lugar como trânsito, percurso ou deslocamento do pensar. 

Todos os trabalhos apresentados pensam o lugar através da palavra, a partir de pesquisas que a artista iniciou em 2018. Antes disso, ela atuava como arquiteta urbanista, realizando, ocasionalmente, pequenas intervenções urbanas. A partir daí, por meio de cartazes, publicações e da colagem de adesivos pelas cidades por onde passava, juntamente ao ingresso na pós-graduação, decidiu dedicar-se às artes visuais, de forma a unir seus trabalhos poéticos aos estudos teóricos.

A Casa Fiat de Cultura

A Casa Fiat de Cultura cumpre importante papel na transformação do cenário cultural brasileiro, ao realizar prestigiadas exposições. A programação estimula a reflexão e interação do público com várias linguagens e movimentos artísticos, desde a arte clássica até a arte digital e contemporânea. Por meio do Programa Educativo, a instituição articula ações para ampliar a acessibilidade às exposições, desenvolvendo réplicas de obras de arte em 3D, materiais em braille e atendimento em libras. Mais de 80 mostras, de consagrados artistas brasileiros e internacionais, já foram expostas na Casa Fiat de Cultura, entre os quais Caravaggio, Rodin, Chagall, Tarsila, Portinari entre outros. Há 17 anos, o espaço apresenta uma programação diversificada, com música, palestras, residência artística, além do Ateliê Aberto – espaço de experimentação artística – e de programas de visitas com abordagem voltada para a valorização do patrimônio cultural e artístico. A Casa Fiat de Cultura é situada no histórico edifício do Palácio dos Despachos e apresenta, em caráter permanente, o painel de Portinari, Civilização Mineira, de 1959. O espaço integra um dos mais expressivos corredores culturais do país, o Circuito Liberdade, em Belo Horizonte. Mais de 3,5 milhões de pessoas já visitaram suas exposições e 600 mil participaram de suas atividades educativas.

SERVIÇO

Férias na Casa Fiat de Cultura

Exposições

Exposição “Arte Brasileira: a coleção do MAP na Casa Fiat de Cultura”

Até 4 de fevereiro de 2024

Curadoria: Marcelo Campos e Priscila Freire

Terça a sexta, das 10h às 21h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h

Entrada gratuita

Diálogos MAP na Casa Fiat de Cultura com Leda Maria Martins

Dia 17 de janeiro 

Horário: das 19h30 às 21h

Entrada Gratuita mediante retirada de ingressos na Sympla 

Visita Temática –  Pelos Metais de Minas

Dia 13 de janeiro 

Horário: das 10h às 11h 

Entrada gratuita. As inscrições podem ser feitas gratuitamente na entrada da galeria até 10 minutos antes do horário de início da atividade. Sujeito à lotação. 

Visita Temática – Lentes do mundo
Dia 27 de janeiro 

Horário: das 10h às 11h 

Entrada gratuita. As inscrições podem ser feitas gratuitamente na entrada da galeria até 10 minutos antes do horário de início da atividade. Sujeito à lotação. 

Exposição “o lugar na palavra”, da artista Fernanda Fedrizzi

Até 21 de janeiro de 2024

Curadoria: 6º Programa de Seleção da Piccola Galleria da Casa Fiat de Cultura

Terça a sexta, das 10h às 21h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h

Entrada gratuita

Atividades do Programa Educativo

Caça aos tesouros da arte brasileira

Dias 7, 14, 21 e 28 de janeiro

Horários: das 11h às 12h

Entrada gratuita. As inscrições podem ser feitas gratuitamente na entrada da galeria até 10 minutos antes de cada horário. Sujeito à lotação.  

Ateliê Aberto de Carnaval – “Ateliê Aberto de Carnaval: Criar e recriar adereços de Carnaval para o amanhã

De 5 a 7, 12 a 14, 19 a 21, 26 a 28 de janeiro e de 2 a 4 de fevereiro, sempre nas sextas, sábados e domingos.

Horários: Das 10h30 às 12h e das 15h às 17h

Participação livre, sujeita a lotação do espaço

Observação: nas atividades de Ateliê, crianças até 10 anos deverão estar acompanhadas por seus responsáveis; crianças até 5 anos deverão ser auxiliadas por seus acompanhantes durante as atividades; todos deverão usar roupas confortáveis e apropriadas ao uso de tintas, colas e outros materiais.

Passeio pela História 

Dia 20 de janeiro

Horário: a partir de 10h às 16h

Inscrições: Sympla

Local: Casa Fiat de Cultura

Casa Fiat de Cultura
Praça da Liberdade, 10 – Funcionários – BH/MG

 Horário de Funcionamento
Terça-feira a sexta-feira, das 10h às 21h
Sábado, domingo e feriado, das 10h às 18h 

 Informaçõeswww.casafiatdecultura.com.br
casafiatdecultura@stellantis.com
facebook.com.br/casafiatdecultura
Instagram: @casafiatdecultura
Twitter: @casafiat
YouTube: Casa Fiat de Cultura

O post Férias na casa fiat de cultura | 2024 apareceu primeiro em Belo Horizonte MG.

]]>