Inspirado em mulheres negras, o espetáculo irá ocupar diferentes regiões de Belo Horizonte.
ƎX-MAGINATION convida os espectadores a embarcarem em uma viagem encantada, onde nosso planeta se encontra no estágio de evolução tão sonhado por muitas pessoas: um lugar em que o amor e a convivência pacífica entre seres diferentes prevalecem. A alienígena negra cai na Terra vinda do planeta LSP-44, dimensão em que a ganância e a intolerância instauraram uma crise biológica e social, que em muito se parece com a realidade atual de nossas sociedades.
Fugindo de guerras, racismo, violência de gênero, falta de água, e homofobia, a personagem ƎX, uma cidadã da sociedade de mulheres lésbicas, as Gingas, e inicia uma jornada em busca de suas memórias, perambulando terreiros onde vivem famílias negras. Nestes lugares ancestrais, ela encontra o acolhimento, o amor familiar e afeto entre mulheres, e o contato com a terra, água e plantas, que fertilizam a sua busca pelo autoconhecimento.
Depoimentos
Michelle Sá, atriz que dá vida à ƎX no monólogo, diz que a principal mensagem do espetáculo é: “trazer a ideia de que a gente pode imaginar futuros possíveis em que cada uma pode ser e estar da forma que se é. Sem sobrepor ou violentar a existência do outro. Por mais que nosso presente esteja complexo, principalmente para nós, mulheres negras sapatonas, que pertencemos à uma minoria representativa. Podemos amar da forma que a gente concebe e vive o amor, e isso não deve ser motivo para oprimir, para silenciar nossas existências”.
A dramaturga do espetáculo, a poeta Nívea Sabino, afirma que o público pode esperar “um passeio junto a ƎX que, com os pés no terreiro, desloca senão por um instante, a nossa concepção de Mundo e, nos convida a beber das águas de Mulheres Negras, a nos permitir se banhar e, fazer a travessia do espetáculo que fala de amor e sobre a nossa relação com as águas e os terreiros de nossas casas.” Sem dúvidas, ƎX-MAGINATION retrata, por meio da linguagem da ficção científica, temas de importância social, como o machismo, o racismo e respeito a diversidade. Quem for assistir a peça pode esperar emoção e ancestralidade, mas também acolhimento e amor.
O processo de criação do espetáculo envolveu encontros e rodas de conversa com mulheres negras lésbicas, onde as experiências singulares da vivência sapatão foram compartilhadas para fazer parte do DNA de ƎX-MAGINATION, que contém sua equipe de criação majoritariamente negra, feminina e sapatona. “Queremos falar sobre a realidade dessas mulheres. Esse projeto, além de ser uma obra teatral, é sobre conversar e entender a vida de quem possui uma vivência sapatão ou bissexual. Nos vermos dentro do teatro, as nossas histórias serem contadas por nós mesmas” – diz Michelle Sá.
O projeto foi pensado para ser itinerante e se apropriar de cada terreiro em que a nave da extraterrestre irá aterrizar. Foram selecionados espaços da cidade que representam um marco para a cultura negra belorizontina. As próximas apresentações ocorrerão no Centro Cultural de Venda Nova, localizado na Rua José Ferreira dos Santos, nº184 – Jardim dos Comerciários, no dia 27/10 às 19h30 e no dia 28/10, às 14h. Também, no lendário Samba do Cacá, no dia 04/11, às 19:30, na Rua Andiroba, n°20 – bairro São Paulo/BH. No Museu Abílio Barreto, no dia 11/11, quinta-feira, às 19:30, Av. Prudente de Morais, nº 202 – Cidade Jardim, e no Projeto Solo Negro, no dia 26/11, às 19:30, na Rua Aarão Reis, nº 542 – Centro/BH.
A dramaturga do espetáculo lembra que parte do objetivo em sair dos auditórios está em uma tentativa de democratizar esta arte. “Muitas vezes, esses espaços oficiais do teatro não são convidativos e acolhedores para a população negra. Pensamos em descentralizar, permitir um acesso às artes para essas pessoas em um lugar de conforto, dentro de casa, com uma linguagem que é nossa” – afirma Nívea Sabino.
O espetáculo se ancora nos múltiplos significados da palavra “terreiro” para trazer à tona as memórias, a fé e vivências herdadas desta formação geográfica e familiar negra. Os terreiros, que são as bases da cultura do samba, pagode, candomblé e umbanda, compõem o espetáculo como cenografia e fonte de conhecimento. A partir dos elementos que constroem um terreiro, ou seja, suas plantas, pedras, árvores, águas, famílias e animais, ƎX-MAGINATION cria seu mundo de ficção afrofuturista.
A entrada é gratuita e a classificação indicativa é de 14 anos. O espetáculo ƎX-Magination é realizado com os recursos da Lei Municipal de Incentivo a Cultura de Belo Horizonte através do Edital Multilinguagens 2021.
SERVIÇO
Evento: Espetáculo ƎX-MAGINATION
Tema: Ficção científica, afrofuturismo e mulheres negras.
PROGRAMAÇÃO COMPLETA
27/10 às 19:30 e 28/10 às 14h
Centro Cultural de Venda Nova, localizado na Rua José Ferreira dos Santos, nº184 – Jardim dos Comerciários
04/11, às 19:30
Samba do Cacá – Rua Andiroba, n°20 – bairro São Paulo/BH
11/11, às 19h30
Museu Abílio Barreto – Av. Prudente de Morais, nº 202 – Cidade Jardim
26/11, às 19:30
Projeto Solo Negro – Rua Aarão Reis, nº 542 – Centro/BH.
Preço: Gratuito, sujeito à lotação do espaço.