Cerca de 8 mil pessoas estiveram no Expominas, em Belo Horizonte, entre os dias 29 e 31 de agosto. Festival movimentou mais de R$ 60 milhões e teve participantes de 27 países
O Hotmart FIRE, evento referência do mercado digital e Creator Economy (Economia dos Criadores de Conteúdo) encerrou, no último dia 31, sua nona edição no Expominas, em Belo Horizonte, com grandes números e novidades. Cerca de 8 mil pessoas estiveram presentes, de 27 países , para aprender, fazer networking ou se atualizar com as tendências do setor. A inteligência artificial, inclusive, foi um dos grandes destaques do festival, com o anúncio da nova versão do Hotmart Tutor, um assistente inteligente, e uma tecnologia de dublagem e lip sync.
O Hotmart Tutor promete revolucionar o ensino online ao aprender os conteúdos dos criadores e responder dúvidas dos alunos em tempo real, 24 horas por dia, via chat. A novidade, já acessível para todos os usuários no Brasil, foi destacada durante a palestra do CEO e cofundador da Hotmart, João Pedro Resende, na abertura do evento, que também revelou a tecnologia de dublagem automática e lip sync personalizada. Durante o festival, participantes da área VIP puderam testar essa ferramenta que traduz conteúdos para diversos idiomas, inclusive com a sincronização da imagem dos lábios de quem fala, ampliando o alcance global e eliminando barreiras linguísticas. Por enquanto, a ferramenta segue em desenvolvimento.
A inteligência artificial também esteve em outras discussões, como o painel “Inteligência Artificial – Nada será como antes. Será?”, com o quarteto de filósofos Leandro Karnal, Luiz Felipe Pondé, Mario Sergio Cortella e Clóvis de Barros Filho, que tratou do impacto da IA em diversos âmbitos da sociedade, como por exemplo, a educação. Já no painel “Vem aí a regulação da IA – O que esperar?”, Magali Prado, Luiz Gustavo Pacete e Carlos Affonso discutiram sobre a ética na inteligência artificial e como a tecnologia impactará quem cria e consome conteúdo ou produtos digitais.
Impacto econômico e outros números
Além dos 27 países presentes no evento, o Hotmart FIRE 2024 contou com participantes de todos os estados do Brasil, o que trouxe mais de R$ 60 milhões injetados durante o período na economia da capital mineira. O impacto econômico considera os investimentos em produção, montagem e ativação de marcas, logística, bilheteria, hospedagem e alimentação durante o período.
Para disponibilizar um festival de tal porte, 790 colaboradores da empresa foram envolvidos na organização, além de aproximadamente 1,3 mil terceiros. No total, foram mais de 140 palestrantes presentes, em cinco palcos simultâneos, totalizando mais de 100 horas de conteúdo.
O evento contou ainda com 33 patrocinadores e 34 parceiros que estiveram presentes em estandes, ativações, programação do evento, área de alimentação e outros espaços. A Creator Hall, espaço de feira de negócios do Hotmart FIRE, teve a sua maior ocupação do ano, com 48 expositores. No total, 67 marcas estiveram envolvidas no Hotmart FIRE, trazendo conexões, experiências e conteúdo.
Tais números ajudaram a posicionar o Hotmart FIRE como um dos principais eventos de Creator Economy e mercado digital em nível global. “Estamos muito felizes com a repercussão que o Hotmart FIRE 2024 teve este ano, comprovando a dimensão da Creator Economy não só no Brasil, mas em todo mundo. Foi muito rico ver pessoas de diversos países trocando experiências e aprendendo em paineis e palestras. Esperamos que em 2025 o festival continue inspirando e alavancando as carreiras de muitos outros criadores e profissionais do setor”, afirma Ana Beatriz Carretero, VP de marketing da Hotmart.
Edição histórica de 10 anos
A edição 2025 do Hotmart FIRE já tem data marcada, nos dias 28, 29 e 30 de agosto de 2025, também no Expominas, em Belo Horizonte (MG). O escritor, professor, empreendedor e palestrante de marketing e inovação Scott Galloway foi o primeiro palestrante anunciado e será um dos nomes internacionais a compor a programação da edição histórica de 10 anos do evento.
Scott Galloway é professor na NYU Stern School of Business. Atuou nos conselhos de administração da New York Times Company, da Urban Outfitters e da Haas School of Business (University of California, Berkeley). Também é autor dos best-sellers “Os quatro”, “A álgebra da felicidade”, “Depois do corona”, “Adrift: America in 100 Charts” e, mais recentemente, “A álgebra da riqueza: uma fórmula simples para o sucesso”. Seus podcasts The Prof G Pod e Pivot, a newsletter No Mercy / No Malice e seu canal no YouTube The Prof G Show já alcançaram milhões de seguidores.
Os ingressos do Hotmart FIRE 2025 já podem ser adquiridos a partir de R$ 1.697, no site fire.hotmart.com.
Serviço:
Hotmart FIRE 2025
Datas: 28, 29 e 30 de agosto de 2025
Local: Expominas em Belo Horizonte, MG (Av. Amazonas, 6200 – Gameleira)
Ingressos: a partir de R$ 1.697, no site fire.hotmart.com