Filha de Vander Lee, Laura Catarina enaltece o sertão cantado pelo pai em lançamento com Mariene de Castro

Laura Lee - foto: Antônio Ternura e Fred Becker

As cantoras se encontraram no interior da Bahia e gravaram um clipe para a música

“Amar o Brasil é fazer do sertão a capital”, cantou Vander Lee na música “Do Brasil”, que ganha uma nova versão a partir desta sexta-feira (21), na voz da filha do compositor mineiro, Laura Catarina, dividindo os vocais com a amiga baiana Mariene de Castro – pré-save no https://onerpm.link/dobrasil.

Além do single nas plataformas de áudio, o encontro inédito de Laura e Mariene será registrado também em um clipe, lançado no mesmo dia, no canal da mineira no Youtube. A música é o primeiro lançamento do álbum que Laura prepara, todo em homenagem ao pai, com lançamento marcado para o primeiro semestre de 2023, intitulado “Estrela”. Trata-se de um desdobramento de uma homenagem que ela presta ao músico há seis anos.

“Do Brasil” é uma composição antiga de Vander Lee e foi criada especialmente para um projeto musical sobre o Brasil, conta Laura: “É uma espécie de canção sob encomenda, que retrata nosso país em suas condições mais realistas, onde os trabalhadores do campo, quem vive da terra, os guardiões desse alicerce humano, a força coletiva de trabalho e resistência em nossa terra, não têm a dignidade que merecem”.

O convite a Mariene foi pautado por uma relação antiga, uma amizade que Laura herdou do pai. Elas se conheceram durante uma visita que a baiana fez a Vander Lee, em Belo Horizonte, onde morava com a filha. “Lembro que ela me ensinou segredos sobre turbantes e sobre nossa coroa. Desde então, mantivemos uma conexão daquelas que não se dá com palavras, o amor e a irmandade estampadas no silêncio dos intervalos em que ficamos sem nos ver pessoalmente”. O reencontro aconteceu em 2016, durante a gravação do DVD Vander Lee 20 anos, no Rio de Janeiro, dois meses antes da morte do músico. O contato e a amizade se mantiveram ao longo dos anos e, em junho do ano passado, Laura ligou para Mariene convidando para participar do disco em homenagem a Vander. “Gravei minha voz final em BH e ela gravou sua parte da Bahia. Quando ficou pronta, Mariene contou que ouviu, se emocionou e já visualizava um clipe, nós duas cantando no interior”, conta.

Residente na Bahia, onde procurava a proximidade com a natureza, incluindo o mar, a mata, as águas doces, as serras, e um futuro mais orgânico com proximidade da natureza para ela e os filhos, Laura e Mariene se encontraram no começo deste mês no interior da Bahia e gravaram o clipe, que tem direção de Antônio Ternura e Fred Becker. “O público nos verá cantando com muita verdade sobre nossa raiz, nossa força, nossa ancestralidade comum, cantando por um Brasil onde cada ser tenha o que comer e mais dignidade para viver nesse país”.

Sobre viver a experiência de registrar a homenagem ao pai, Laura diz que ainda se surpreende com a conexão que a obra de Vander Lee tem com a história dela. “Estou muito feliz de cantar essa nossa ancestralidade, nossa verdade que reverbera com a obra do meu pai, por essa música ‘Do Brasil’. Que essa seja nossa mais profunda ação de conscientização e reflexão, união por um futuro melhor para todos”, anseia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Opa... Blz?