Durante todo o mês de julho, o MAMU – Morro Arte Virtual coloriu a Vila Nova Cachoerinha. A partir de agora, quem passar pela Av Antônio Carlos, na altura do bairro Cachoerinha, é impactado pelo macro mural da artista Criola com seus 2.300m2! O projeto também revitalizou a quadra da comunidade e ofereceu diversas oficinas.
“Ser artista preta, periférica e pintar uma quebrada gigante na minha própria cidade é um sonho realizado. É a frase ‘eu sou o sonho das minhas ancestrais’ tomando forma e cores em mais de 30 casas na comunidade que nos recebeu de braços abertos e que merece ser vista, ouvida e cuidada. Ainda estou sem palavras pra descrever o que foi o Mamu – Arte Morro Mural. Gratidão a todes que materializaram comigo esse portal. Sem sombra de dúvidas um dos projetos mais incríveis que já participei na minha vida”, fala Criola.
“Nós só temos a agradecer a todas as pessoas que fizeram parte de todo esse processo. Ao todo, foram mais de dois meses de pré produção e produção. Mais de 30 pessoas colaboraram com a construção dessa edição”, conta Janaína Macruz, coordenadora do projeto e que também assina a diração artística ao lado de Juliana Flores. O MAMU – Morro Arte Mural é um projeto feito na comunidade pela comunidade e para a comunidade. E nessa edição, não poderia ser diferente. Com uma equipe formada, em sua maioria, por moradores da própria comunidade. “O Mamu é isso: conexão, arte e oportunidade” finaliza.
Tudo isso não aconteceria sem os patrocinadores que viabilizaram o projeto: Cemig, Localiza e Tintas Coral.
Sobre o MAMU
MAMU – Morro Arte Mural é um projeto de arte único em Minas Gerais que cria macro murais com as casas de vilas e comunidades vulneráveis. O MAMU almeja fomentar a arte e ajudar a formar novos artistas em regiões que pulsam e vivem arte, mas que carecem de oportunidades. E quatro anos depois da primeira edição na comunidade do Cruzeirinho no Alto Vera Cruz, finalmente o projeto aconteceu novamente.
“A escolha da comunidade se deu por dois motivos: trazer visibilidade para uma comunidade onde os moradores reclamam que se sentem esquecidos e invisíveis e também criar um macro mural visto numa das avenidas mais movimentadas de BH: a Av. Antônio Carlos” explica Janaína Macruz, coordenadora do projeto e que também assina a diração artística ao lado de Juliana Flores.
Criola, a artista responsável pelas obras, é conhecida por seu trabalho que tem como fundamento as subjetividades da mulher preta e os grafismos de matrizes afro-brasileiras. Para o MAMU, pensou em um mural com formas geométricas e cores fortes.
Inclusive, em parceria com a Coral, no ano de 2021, em São Paulo, a artista realizou a pintura de uma empena nomeada Carolina Maria de Jesus para Instituto Moreira Salles, como parte da exposição exclusiva sobre a famosa escritora mineira, no próprio Instituto.
Do alto da Vila Nova Cachoeirinha é possível ver um dos patrocinadores da segunda edição do MAMU. Do prédio da Localiza, que também fica próxima ao corredor da Avenida Antônio Carlos, é possível ver as novas cores da Vila. Essa parceria vem confluindo para o desenvolvimento do território do Cachoeirinha e Vila Nova Cachoeirinha, com um grande foco na formação e profissionalização dos moradores da região.
Foram utilizados mais de 600 litros de Tintas Coral, nos produtos S&C Acrilico Total e Pinta Piso.
1ª edição
Realizado pela primeira vez em 2018 na comunidade do Cruzeirinho no Alto Vera Cruz, o projeto realizou uma grande obra de arte pública criada pelos artistas Rimon Guimarães (PR) e Zeh Palito (SP) com 36 casas da comunidade. Além da pintura, o MAMU também realizou oficinas de graffiti para os jovens. Mais da metade da equipe foi composta por moradores da comunidade.
Ficha técnica
@cemigenergia apresenta MAMU
Patrocínio: @cemigenergia e Localiza
Apoio: @tintascoral @akzonobel
Direção artística: @janamacruz e @jujuflores
Coordenação executiva: @janamacruz
Produção de campo: @surtoreal e Juquinha
Comunicação: @area.de.servico
Realização: @publica.art
Artista: Criola
kd o IG da artista?
Não estava no release Juliana. Obrigado pela observação. Adicionamos o @ da Criola.