Nesta segunda-feira (4), o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), anunciou que o Palácio da Liberdade voltará a receber visitantes a partir do próximo sábado (9).
A princípio, o espaço estará aberto para visitação do público apenas aos fins de semana e mediante agendamento, que poderá ser feito pelo Sympla.
O número máximo de pessoas por grupo de visitas foi reduzido para 12 para viabilizar o cumprimento dos protocolos de segurança contra a Covid-19. As visitações, que têm duração de 40 minutos, podem ser feitas nos seguintes horários: às 10h, 11h, 13h, 14h e 15h. Haverá limpeza do espaço entre uma e outra.
Os jardins também receberão visitantes: serão dois grupos com 15 pessoas, nos horários das 10h15 e 13h15.
O PALÁCIO DA LIBERDADE
O Palácio da Liberdade é o antigo local de trabalho do Governador de Minas Gerais, que agora é sediado no Edifício Tiradentes na Cidade Administrativa. Inaugurado em 1898, hoje o edifício é um dos principais cartões postais da cidade de Belo Horizonte, despertando o interesse dos visitantes do Circuito Liberdade.
No interior do Palácio podem ser vistos os candelabros em bronze dourado, o piso em parquet, seus lustres em cristal, os painéis alegóricos, seus torreões, a beleza da escadaria principal encomendada a uma empresa da Bélgica e o rico mobiliário. Na área externa do Palácio encontram-se os jardins, projetados originalmente por Paul Villon seguindo o estilo inglês e que passaram por reformulações ao longo do tempo, quando foram incluídos elementos decorativos como esculturas e fontes.
Fonte: G1