Prorrogadas as inscrições das propostas artísticas da Virada Cultural 2023

As inscrições para compor a programação da Virada Cultural de Belo Horizonte foram prorrogadas até o dia 15 de junho de 2023. Com o objetivo de selecionar atrações com as mais diversas linguagens artísticas e culturais, o prazo para o cadastro do chamamento público foi adiado até às 23h59, desta quinta-feira. O formulário está disponível no endereço eletrônico: https://forms.gle/1pXjTovn5Pknuakn8, no qual também poderá ser acessado o regulamento. Serão selecionadas, no mínimo, 50 atrações para se apresentarem ao longo das 24 horas do evento e a inscrição é gratuita. A oitava edição da Virada Cultural está marcada para os dias 19 e 20 de agosto. A realização é da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura, em parceria com o Instituto João Ayres.

A Virada Cultural é conhecida por reunir um público diverso, de todas as idades. Neste chamamento público, podem se inscrever pessoas físicas, jurídicas e cooperativas artísticas de Belo Horizonte e Região Metropolitana. O chamamento público prevê a apresentação de propostas para uma variedade de manifestações culturais no campo das artes cênicas e visuais, audiovisual, games, lazer, tecnologia, bem-estar e saúde, cultura popular, feiras, gastronomia, literatura, moda, design, música, intervenções e instalações urbanas.

A Secretária Municipal de Cultura, Eliane Parreiras, destaca que a Virada Cultural, além de ser um evento marcado pela diversidade, é, sobretudo, uma iniciativa de política pública desenvolvida pelo município. “A Virada é um compromisso da Prefeitura de Belo Horizonte com a cultura, os artistas e o público da cidade. Com um caráter extremamente singular, uma vez que são ofertadas atrações gratuitas em diversos espaços urbanos durante 24 horas ininterruptas, o evento integra uma série de projetos da PBH, que valorizam o Hipercentro da nossa cidade, o encontro e a relação afetiva entre as pessoas, por meio da fruição artística e das atividades esportivas e de lazer”, afirma a Secretária.

A presidente da Fundação Municipal de Cultura, Luciana Féres, ressalta que a Virada Cultural é um dos principais eventos do calendário de Belo Horizonte. “A Virada Cultural simboliza toda a potência e a diversidade da arte e da cultura, a partir de uma programação ampla formada por atrações e atividades locais, juntamente com alguns nomes de âmbito nacional. Neste ano, mais uma vez vamos vivenciar a efervescência da arte e da cultura nas ruas do centro de Belo Horizonte, reforçando o sentimento de pertencimento à cidade”, celebra Luciana Féres. 

Chamamento Público 


As propostas para a 8ª edição da Virada Cultural serão avaliadas por uma comissão paritária, com 12 representantes do poder público e 12 pessoas da sociedade civil, em conjunto com a equipe de coordenação do evento. Os artistas poderão submeter mais de uma proposta à comissão, que selecionará uma dentre as analisadas. São critérios de seleção: originalidade da proposta; relevância sociocultural na RMBH; adequação ao formato e ao conceito do evento; equidade na distribuição de áreas e subáreas; e adequação técnica e estrutural. Os resultados serão divulgados por meio dos canais oficiais de comunicação on-line da Virada Cultural, no dia 02 de julho de 2023.

Sobre a Virada Cultural

A Virada Cultural de Belo Horizonte 2023 convida o público a vivenciar o hipercentro de Belo Horizonte em uma imersão de 24 horas de programação cultural diversa. O evento já está consolidado na agenda da cidade e valoriza a produção artística local. Além disso, ele fortalece a economia criativa na cidade e contribui na difusão e democratização do acesso à cultura na cidade, pilares da política pública desenvolvida pela PBH.


A Virada Cultural é um dos mais importantes festivais do município. Sua programação gratuita contempla diversas linguagens artísticas, tais como artes cênicas, visuais e plásticas, cultura popular, literatura, moda, design e música, entre outras. Já foram realizadas sete edições, que somam a participação, aproximadamente, de 20 mil artistas e profissionais da cultura e mais de 3.000 atrações, alcançando um público de mais de 2,5 milhões de pessoas.

Sobre o Instituto João Ayres

Fundado em 2006 na cidade de Belo Horizonte, o Instituto João Ayres é uma associação sem fins lucrativos, qualificada como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), pelo Governo Federal. Desde sua fundação, apoia projetos, grupos e movimentos que valorizam a diversidade cultural, bem como o desenvolvimento de linguagens e manifestações artísticas que promovam a sustentabilidade e a igualdade de gênero. A instituição oferece suporte a projetos culturais, desde a criação, elaboração, formatação, captação, até sua realização e difusão. Viabilizou patrocínios de importantes empresas para iniciativas nas áreas de música, teatro, circo, dança, audiovisual, artes visuais, literatura, culturas tradicionais e populares. Ao longo de sua trajetória, realizou diversos eventos culturais, entre exposições, lançamentos de livros e festivais de rua, entre eles o Carnaval de Belo Horizonte, BH Jazz & Blues, Circuito Minas Musical, Mina Das Artes Gerais, Do Barroco à Transparência, Viaduto Das Artes e Noturno de Museus.

SERVIÇO:

Virada Cultural 2023 – Chamamento Público

Data inscrições: 02 a 15 de junho

Data resultados: 02 de julhoRegulamento e formulário:http://portalbelohorizonte.com.br/virada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Opa... Blz?