Para celebrar 15 anos de história, Templuz leva a arte da pintura e da gastronomia para seu Mural

Templuz - Foto: Josi Fiuza

Inspirado no trabalho de Pollock, Thiago Chiericatti concebeu “Black Lives” a partir do chocolate. 

Para marcar os 15 anos da Templuz, seu prestigiado paredão de seis metros de altura fará uma ponte entre as artes da pintura e da gastronomia para inspirar e aguçar os sentidos de quem passar pela avenida Nossa Senhora do Carmo (nº 1.150). O chef Thiago Chiericatti (@tchiericatti), especialista em gastronomia estética, com passagens por restaurantes da Itália e do Brasil, como o premiado Topo do Mundo e o Balthazar, localizado em Vitória (ES), concebeu uma pintura abstrata de chocolate, que recebeu o toque final de clientes da loja conceito multimarcas, durante uma experiência inédita realizada na última edição da CasaCor Minas Gerais.     

“A Templuz me convidou para realizarmos uma ação singular em um jantar para convidados, que percorreu alguns ambientes e seu espaço conceito na CasaCor “Design para os Sentidos – Templuz” e terminou no heliponto do Palácio das Mangabeiras, para onde foram levados de olhos vendados. Lá, todos foram surpreendidos e instigados a concluírem a obra pintando, a seu modo, com pigmentações naturais e técnicas da confeitaria. Sem dúvida, foi um momento impactante e inesquecível para todos nós”, descreve Thiago Chiericatti.    

O resultado da obra de Thiago Chiericatti em colab, intitulada Black Lives, é uma arte intensa, cheia de cores e personalidade, capturada pelas lentes do fotógrafo Ronald Nascimento e impressa em grandes dimensões que ocupa o Mural Templuz desde o dia 16 de novembro (terça-feira). A base da tela foi o chocolate e Chiericatti, que contou com a assistência do chef Fabiano Albernaz, buscou inspiração no pintor norte-americano Jackson Pollock, considerado um dos pais do expressionismo abstrato, e de quem ele é admirador.

O chef conta que foi desafiador concluir a obra no heliponto, devido à forte ventania, mas sua experiência e criatividade em transformar a finalização de pratos em verdadeiras obras de arte foram cruciais para alcançar a proposta. “Para mim é um reconhecimento ter meu trabalho exposto no Mural Templuz – espaço que nesses 10 anos sediou obras de inúmeros artistas nacionais e internacionais – e uma honra apresentar a milhares de pessoas o meu estilo. Estar no Mural é uma oportunidade de apresentar a mais brasileiros o valor da arte na gastronomia na apresentação de cada prato, afinal a gente come com os olhos”, declara.  

“Black Lives” no Mural Templuz, pelos chefs Thiago Chiericatti e Fabiano Albernaz

Fotografia: Ronald Nascimento

A partir do dia 16/11

Endereço: Templuz Iluminação (avenida Nossa Senhora do Carmo, 1.150, Sion | Belo Horizonte | MG)

Sobre o Mural Templuz:

Localizado em uma das avenidas mais movimentadas de Belo Horizonte (MG), por onde passam mais de 100 mil carros por dia, o Mural Templuz tem por objetivo democratizar o acesso à arte e colocar um pouco mais de cor na rotina corrida da capital mineira. Desde sua criação, em 2011, artistas brasileiros e de diversas outras nacionalidades tiveram seus trabalhos – fotos, desenhos, ilustrações, pinturas – expostos. Alguns foram destaque em uma coletânea comemorativa. 

O paredão de seis metros de altura onde as obras são instaladas pertence à loja Templuz, que fica na Avenida Nossa Senhora do Carmo, 1.150. Para serem adequadas ao Mural, as obras originais são redimensionadas por meio de plotagem e instaladas por uma equipe de rapel.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Opa... Blz?